O Vitória derrotou o ABC por 2 a 1 de virada na noite desta quarta-feira (1º) e é o campeão do Nordestão 2010. Este é o quarto título do rubro-negro baiano, o maior vencedor da competição, isolado. A partida aconteceu no Frasqueirão, em Natal, com toda a pressão da torcida do time potiguar. Para reforçar o Leão, Lee, Vanderson, Kleiton Domingues e Schwenck, do time principal, entraram em campo para disputar a final, que foi realizada em partida única.

O ABC abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo. Cascata, armador que foi um dos destaques do time, tocou na direita para João Paulo invadir a área e mandar cruzado. O goleiro Lee pulou atrasado, esperando um cruzamento, e viu a bola entrar no gol.

Depois de tomar o gol, o Leão desanimou um pouco e viu o ABC criar mais em campo e perder chances de ampliar o placar. João Paulo perdeu uma chance de dentro da área, depois de boa defesa de Lee, e Éderson logo depois tentou chutar colocado, da entrada da área, e acabou mandando pela linha de fundo. Mas foi quando o rival estava melhor que o Vitória reagiu e empatou:aos 31 minutos, Kleiton Domingues recebeu a bola na área, dominou tirando do zagueiro com categoria e chutou para o gol. Tudo igual no Frasqueirão.

Vanderson reforçou a equipe que disputou a final em Natal

Virada
No segundo tempo, muita correria dos dois times, mas poucas chances reais. A melhor foi do ABC, em jogada de contra-ataque, mas João Paulo chutou para fora, depois de invandir a área. O empate levava a decisão para os pênaltis, mas aos 24 veio a virada rubro-negra: Kleiton Domingues, o nome do jogo, driblou dois zagueiros e tocou para Marconi, na pequena área, mandar para o gol.

Aos 40 minutos, Gabriel chegou a mandar para o gol com um chute cruzado, mas já não valia nada: o juiz já havia parado a jogada por conta do impedimento do jogador, apontado pelo bandeira.  Empurrado pela torcida, o time potiguar foi todo para o ataque, mas as investidas desorganizadas paravam rapidamente nos pés dos jogadores do Vitória. O empate quase aconteceu, entretanto, aos 42 minutos, quando Renatinho cobrou falta no cantinho esquerdo do gol, Lee deu um toquinho e a bola ainda beijou o travessão.

Os 4 minutos de acréscimos foram intensos. João Paulo chegou a ir ao chão depois de receber uma bola na área e time e torcida pediram pênalti, mas o juiz, perto do lance, mandou seguir. No escanteio que se seguiu, Renatinho Carioca mandou muito fechado e a bola foi direto para fora. Pouco depois, o juiz encerrou a partida e os jogadores do banco do Vitória invadiram o campo para comemorar.

Celebração
Vanderson, um dos grandes nomes do Vitória, estava emocionado ao final do jogo. “Eu amo esse clube”, disse, aproveitando para elogiar os garotos da base, que disputaram a competição com a camisa rubro-negra. “Essa molecada merece”. Ele disse que a felicidade em coquistar o título era imensa, “como se fosse o primeiro”.

“É um ano bom, agora se Deus quiser vamos ganhar domingo no Barradão para terminar melhor ainda”, disse o treinador Ricardo Silva, que comandou o time este ano na conquista do Bainão, no vice-campeonato da Copa do Brasil e em parte desta campanha do Nordestão. Silva convocou a torcida para o jogo de domingo, quando o Vitória joga pelo Brasileirão contra o Atlético-GO e decide sua permanência na Série A.

Perguntado se o treinador da equipe principal, Antônio Lopes, teria visto seu desempenho, Kleiton Domingues disse que esperava que sim e que está no clube para contribuir. “Fico miuto feliz em poder ter ajudado a conquistar esse título”.

Correio

Compartilhe