Tribuna/Lucy Andrade

 A obesidade é considerada, hoje, um dos maiores problemas de saúde. Na Bahia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há cerca de 90 mil obesos e as soteropolitanas são maioria entre as obesas da região do Nordeste, representando 13,7% no ranking. Já entre os homens, o índice de obesos coloca Salvador no sétimo lugar entre as capitais do nordeste, com 10,9%.

 

E o grande vilão – é a alimentação, – associada à falta de exercício físico. “A Bahia tem uma culinária muito calórica, rica em gordura, como o tradicional acarajé. O problema é comportamental, as pessoas engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam com um estilo de vida sem atividade física, com uma alimentação baseada em doces, frituras, quitutes”, explicou o nutrológo Normand Moura.

 

Em contrapartida à má alimentação, surgem as fórmulas milagrosas para perder peso, a cada mês uma nova modalidade, a febre do momento é a ração humana, um mix de pelo menos 10 ingredientes, todos em pó, que promete enxugar a silhueta, mas restrito para diabéticos e hipertensos.

“A ração humana é composta de fibras e vitaminas, que pode ser usada como complemento alimentar e eventualmente pode substituir uma refeição. Uma pessoa que não se alimenta pela manhã, pode misturar o pó em sucos e vitaminas.

Por ser rico em fibras aumenta a saciedade, o que faz a pessoa comer menos e, gradativamente, perde-se peso”  explicou a nutricionista Gildete Fernandes.

Os ingredientes do mix regulam o intestino, mas para isso deve ser consumido associado com muita água, no mínimo oito copos diariamente, e não deve ultrapassar três colheres ao dia. Conforme a nutricionista, o uso excessivo pode inibir a absorção de cálcio, zinco e ferro e deve ser evitado por pessoas com problemas cardíacos e diabéticos, por conter açúcar mascavo, cacau e guaraná em pó.

 Como os ingredientes da ração são triturados, um dos problemas é a proliferação de fungos, por isso deve armazenado na geladeira. 

Mas, em se tratando de perda de peso, dietas “milagrosas” é que não faltam, a cada mês surgem novas, ou até as antigas “ressuscitam”, com um novo nome. O problema dessas fórmulas é a restrição de alimentos essenciais para o funcionamento do corpo. A “Dieta da Proteína”, por exemplo, rica em proteínas e que promete rápida perda de peso, porém à custa de restrição rigorosa de carboidratos, foi relançada como a “Dieta de South Beach”.

“Dietas ricas em proteínas podem levar à perda de massa muscular, comprometimento da função renal e aumento das concentrações de colesterol. A restrição de carboidratos pode acarretar na obstipação intestinal, alterações do humor e dores de cabeça”, explicou o nutrológo Normand Moura.

Outra dieta que arrastou centenas de adeptos foi a Dieta da Lua, que promete perda de peso, adotando um cardápio extremamente baixo em calorias visando a perda de 5 kg em 3 dias.

São diversas as opções para perda de peso rápido, como a Dieta do Tipo Sanguíneo, que estipula lista de alimentos que devem ser evitados e incentivados dependendo do grupo sanguíneo da pessoa; Dieta da Zona, que prevê o balanço hormonal a partir de combinações de alimentos; Dieta do Dr. Atkins, que incentiva o consumo de gorduras e elimina os carboidratos da dieta; Dieta dos Pontos, desenvolvida por um endocrinologista que promete não proibir nenhum alimento e ainda facilidade de seguir a dieta; Dieta Fat Flush, que prevê o emagrecimento em três fases, combinando alimentação, exercícios e horas de sono; Dieta das Calorias Negativas, baseada numa lista de alimentos que, na teoria, proporcionam menos calorias do que o necessário para digerí-las; Dieta da Sopa de Repolho.

Perda de proteinas nobres

“A primeira coisa que você acaba perdendo são as proteínas mais nobres que são as proteínas musculares.O corpo está programado para proteger os órgãos vitais, como o cérebro, o coração,  e  precisa da energia que vem dos alimentos.

Por isso, com os regimes malucos, o cérebro determina que a energia deve ser retirada dos músculos. E eles ficam mais fracos, sofrem com a dieta. A falta de vitaminas derruba nossas defesas e aumenta a degeneração celular”, explicou a endocrinologista Fátima Miranda.

O nutrológo Normand Moura enfatizou que não existem fórmulas milagrosas para perda de peso e que as pessoas engordam pela boca. “`É preciso saber escolher os alimentos e consumi-los de forma controlada, conhecer o que está se comendo, os benefícios e os prejuízos.

Essas dietas restringem alimentos fundamentais para a saúde, outras podem acarretar problemas, claro que uma pessoa que fica uma semana sem comer carboidrato vai perder peso, mas quando retornar irá engordar tudo novamente. O melhor é a reeducação alimentar e exercícios físicos”.
 
A recomendação dos médicos é uma alimentação balanceada com frutas, legumes, verduras e ingestão de água. Mas, até entre os alimentos naturais, existem os indicados para serem ingeridos com moderação, eles são vilões da dieta – batata, banana e beterraba – “BBB”, que se consumidos de forma demasiada, engordam.

De acordo com Normand, o recomendável é não misturar dois tipos de carboidratos, por exemplo, se for comer macarrão ou arroz, não misturar com purê ou batatas. A banana é liberada, pois é fonte de cálcio, porém, basta uma, e não duas ou três por dia. A beterraba é adocicada, então, quando for consumi-la é melhor ingerir crua, se fizer suco não colocar açúcar.

A nutricionista Gildete Fernandes disse que uma boa aliada para o bom funcionamento do corpo – e que não engorda – é a água, e não basta tomar três copos não, o ideal é tomar 2 litros por dia. Para varrer as gorduras do organismo recomenda-se maçã abacaxi, as folhas verdes, aveias, germe de trigo, entre outros ricos em fibras.
O colorido no prato é o que garante uma alimentação saudável, de acordo com os especialistas, esses alimentos, além de evitarem acúmulo de gordura, podem ajudar a prevenir câncer, controlar o colesterol e a pressão arterial.

Compartilhe