CORREIO

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou ao meio-dia deste sábado (2) a inicialização do sistema de totalização dos votos. A emissão do documento que indica que não foi registrado, antes do início do pleito, nenhum voto, também chamado de zerésima, foi realizado na sede do órgão.

O procedimento foi feito pelo corregedor regional Eleitoral e presidente da comissão apuradora, juiz Josevando Souza Andrade. Segundo ele, o documento é uma prova de que todas as máquinas estão completamente vazias e não computaram nenhum voto.

A zerésima, após ser conferida pelos membros da comissão, é arquivada no tribunal. De acordo com o juiz Eleitoral e membro da comissão, Luiz Salomão Amaral Viana, o documento traz o nome dos candidatos e a situação da candidatura de cada um.

Sorteio de urnas
Além da inicialização do sistema, também ocorreu hoje (2) o sorteio das urnas que serão auditadas no dia das eleições e passarão pelo procedimento de votação paralela. Este ano, foram escolhidas uma urna de Salvador e mais três que estão em seções integrantes de zonas eleitorais localizadas no interior (Camamu, Conceição do Almeida e Mulungu), que devem chegar a Salvador por meio de avião dos Correios.

Segundo a Agência Brasil, o TSE informou que a votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas, espécie de simulação da votação oficial, que pode ser acompanhada por representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e da sociedade civil organizada.

Compartilhe