da Agência Brasil

Brasília – O Brasil e mais 24 países terão a saúde do sistema financeiro avaliada periodicamente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O organismo decidiu tornar o teste obrigatório para essas nações.

Atualmente, os 187 países que compõem o fundo passam pelo exame, mas apenas sob consentimento dos governos locais. Agora, o Conselho de Administração do FMI aprovou a obrigatoriedade para as 25 maiores economias do mundo.

Criados após a crise asiática no fim da década de 1990, os relatórios têm como objetivo detectar desequilíbrios financeiros em algum mercado particular. Os primeiros testes foram realizados em 2001. No entanto, somente no ano passado os Estados Unidos aceitaram ser avaliados.

Apesar de ter tornado o teste obrigatório, o FMI ainda não decidiu a frequência dos relatórios. A diretoria do FMI propôs que os países sejam avaliados a cada três anos, mas o Conselho de Administração não deu a palavra final.

De acordo com o FMI, a escolha dos 25 países teve como base o tamanho de seus setores financeiros e as conexões com as instituições financeiras internacionais. A lista abrange os seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Cingapura, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia.

A lista abrange os países do G7, formado pelas sete economias mais ricas do mundo, os países da Europa Ocidental que não fazem parte do grupo, países desenvolvidos da Ásia e do Pacífico (Austrália, Cingapura, Coreia, Hong Kong) e os chamados mercados emergentes (Brasil, China, Índia, México, Rússia e Turquia).

Compartilhe