Por Ramon Gusmão

Conquista está com uma média preocupante de 21,5 mortes a cada 30 dias, 129 pessoas foram mortas nos primeiros 6 meses de 2010,uma média de 21,5 a cada 30 dias. Os assaltos na rua do Triunfo, centro da cidade, continuam freqüentes.

Nos bairros periféricosl como Kadija, Coveima I e II, Senhorinha Cairo, Miro Cairo, Alto da Colina, Cidade Maravilhosa, Nossa Senhora Aparecida, Vila América, Alto Marom e Pedrinhas o grau de violência é ainda maior.

A violência está presente também nas escolas, os professores de ensino médio vivem amedrontados com os alunos, muitos deles estão envolvidos com assaltos e tráfico de drogas. Os jovens que não estudam ficam ainda mais expostos ao mundo da criminalidade.

TOQUE DE RECOLHER

Uma medida que é discutida para reduzir os índices de violência juvenil é adotar o toque de recolher, que restringe os horários de circulação de menores de 18 anos pelas ruas. A medida obteve sucesso em municípios como Santo Estêvão, Antônio Cardoso e Ipecaetá. Em Santo Estevão, de janeiro a julho deste ano, houve uma redução no número de ocorrências que envolviam adolescentes da ordem de 35%, em relação ao mesmo período do ano passado: 183 em 2009 e 119 este ano. Há um projeto de lei na Assembléia Legislativa da Bahia em tramitação que tem por fim criar a medida.

Compartilhe