CORREIO

O atual governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), se reelegeria ainda no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (6). Com 46% das intenções de voto, Wagner é líder absoluto, à frente de Paulo Souto (DEM), que teve 19%, e Geddel Vieira Lima (PMDB), com 11%. O candidato do PSTU ao governo, Carlos Nascimento, fez 1%.

A pesquisa mostra também que 9% dos baianos pretendem votar em branco ou anular. Já 14% ainda estão indecisos. Foram ouvidos 1.008 eleitores entre 3 e 5 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3%. Três candidatos não pontuaram, de acordo com o Ibope – Luiz Bassuma (PV), Marcos Mendes (Psol) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram.

Em rejeição, o ex-governador Paulo Souto aparece em primeiro, com 26%. Em seguida aparecem Luiz Bassuma, com 20%, e Geddel Vieira Lima, com 17%. Wagner é o quarto, com rejeição de 16% do eleitorado. Sandro Santa Bárbara é rejeitado por 15% dos que responderam à pesquisa e Marcos Mendes  e Carlos Nascimento por 13%. Não sabiam ou não quiseram responder 22% e outros 15% dizem não rejeitar nenhum dos candidatos.

Senado
O Ibope também divulgou os números para as eleições ao Senado. Com 38%das intenções de voto, o senador César Borges (PR) é o primeiro. Logo em seguida, na disputa pela segunda cadeira da Bahia no Senado estão Lídice da Mata (PSB), com 25%, e Walter Pinheiro (PT), com 23% – tecnicamente empatados. José Ronaldo recebeu 10% das menções e José Carlos Aleluia outros 7%.

Com 4%, aparece o antigo vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB), seguido por Carlos Santana (PCB) e Edson Duarte (PV), com 3% cada. Os dois candidatos do PSOL, ZIlmar e França, aparecem com 2% e 1% respectivamente. A pesquisa está regitrada no TRE-BA com o número 26.769/2010.