A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista foi classificada em primeiro lugar no Brasil pelas boas práticas em prevenção de AIDS e doenças sexualmente transmissíveis no biênio 2008-2010. Conquista, única finalista da Região Nordeste, foi agraciada com o selo “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”, do Ministério da Saúde, após concorrer com cidades como São Paulo, Curitiba e Florianópolis.  

A premiação aconteceu no dia 19 de junho, durante o encerramento do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST’s e AIDS, em Brasília, onde foram apresentadas sete experiências exitosas desenvolvidas pelo Centro de Referência em DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde.

O selo, criado pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PN-DST/Aids), tem o objetivo de estimular e fortalecer o engajamento dos municípios brasileiros nas políticas públicas nacionais de saúde sexual e saúde reprodutiva, a fim de promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/Aids.

O trabalho apresentado para concorrer ao prêmio é resultado do pioneirismo de Vitória da Conquista no desenvolvimento de pesquisa operacional, o que possibilita que o Centro de Referência em DST/AIDS avance não só na prestação do atendimento, mas na produção de conhecimentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Pioneirismo – Com 10 anos de serviços prestados à comunidade de Vitória da Conquista e região, o Centro de Referência em DST/AIDS David Capistrano Filho é mais uma ação vitoriosa do Governo Municipal, que segue o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, desenvolvendo ações voltadas para prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com DST/HIV/AIDS. A assistência é feita por uma equipe multiprofissional, tendo como princípio o sigilo, a integralidade e a universalidade do atendimento.

No Centro, a população tem acesso ao Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA, serviço de assistência especializada, Hospital Dia, assistência domiciliar terapêutica e, há cinco anos, ambulatório de hepatite C. Somente no ano de 2009, o CTA do Centro realizou 13.320 testes de HIV e 13.670 de sífilis. Atualmente cerca de 600 pessoas com AIDS fazem o seu tratamento no Centro, com atendimento médico, de enfermagem, odontológico, farmacêutico e aconselhamento individual e coletivo, uma importante ferramenta na promoção da saúde com a adoção de práticas sexuais seguras.

As gestantes soropositivas são acompanhadas em toda gestação, durante o parto e após o nascimento da criança, que também passa a ser acompanhado pelo Centro, com aplicação do protocolo durante seu nascimento, fornecimento de leite e da medicação para seu tratamento. Vale ressaltar que a gestante que realizar acompanhamento durante a gestação, no parto e no pós-parto, e descobrir a doença, pode não passar a doença para o seu filho.Vale ressaltar que a gestante ao realizar acompanhamento pré-natal, fazendo o diagnóstico da doença durante a gestação ou até mesmo no trabalho de parto e no pós-parto, sendo devidamente assistida, pode ser evitada a transmissão do HIV para o recém-nascido. SECOM/PMVC

Compartilhe