Daniel Tozzi, Levi Guimarães e Paulo Passos, enviados iG

Foto: Getty Images

Kaká vai usar a camisa 10 na Copa da África do Sul; em 2006, na Alemanha, ele usou a número 8

Titulares nos coletivos realizados por Dunga, o meia Elano e o lateral-esquerdo Michel Bastos ganharam mais um sinal que devem jogar desde o início na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. A numeração divulgada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta terça-feira sinaliza a dupla entre os 11 jogadores escolhidos por Dunga para iniciar as partidas. Bastos ficou com a camisa 6, e Elano, com a 7.

Presentes em 2006, Robinho, Kaká e Júlio César trocaram de status na seleção e, consequentemente, de número de camisa. Reservas na última Copa, o goleiro vestia 22 e o atacante, a 23. Kaká já estava entre os 11, mas sem ser a principal estrela do time, vestia a camisa 8 e não a 10, como hoje.

A numeração das camisas é um indicativo do time que deve começar a Copa do Mundo. Foi assim na Alemanha, quando a equipe que estreou estava escalada do 1 ao 11. O mesmo não aconteceu em 2002, quando Juninho Paulista, com a 19, iniciou a primeira partida como titular. Isso porque o capitão do time, Emerson, que vestia a 7, acabou sendo cortado devido a uma lesão.

Em 1998, ocorreu o mesmo. Após Romário ser cortado, Bebeto entrou no time titular, na partida de estreia, com o número 20. Na Copa dos Estados Unidos, vencida pelo Brasil, a equipe que estreou tinha dois jogadores que não levavam a numeração de titulares, mas começaram jogando: Márcio Santos com a camisa 15 e Leonardo com a 16.

Dois dos jogadores que devem começar a Copa como titulares, Robinho e Elano, comentaram a expectativa pela definição dos números antes de saberem quais camisas usariam. E ambos afirmaram que esse é um aspecto que deve ficar em segundo plano. Elano, por exemplo, disse que a camisa 10 deveria mesmo ficar com Kaká.

“O Kaká vem usando a 10 e eu acho que está de bom tamanho. Ele já foi eleito o melhor do mundo, tem a oportunidade de voltar a ser e eu acho que pela pessoa que ele é e pelo que ele representa para o futebol brasileiro ele merece”, afirmou o meia.

O atacante Robinho, que mudou de status e de camisa em comparação à Copa de 2006, afirma que para ele não faz qualquer diferença o número que leva nas costas. “Não tenho nenhuma superstição com número. O mais importante é estar entre os 11. Se estiver ali, jogando, está bom”.

Confira a numeração de todos os jogadores brasileiros para o Mundial:

1 – Júlio César
2 – Maicon
3 – Lúcio
4 – Juan
5 – Felipe Melo
6 – Michel Bastos
7 – Elano
8 – Gilberto Silva
9 – Luís Fabiano
10 – Kaká
11 – Robinho
12 – Gomes
13 – Daniel Alves
14 – Luisão
15 – Thiago Silva
16 – Gilberto
17 – Josué
18 – Ramires
19 – Júlio Baptista
20 – Kléberson
21 – Nilmar
22 – Doni
23 – Grafite

Compartilhe