Do Globo Amazônia, em São Paulo

Foto: Paulo Maués/ Ibama/ Divulgação Foto: Paulo Maués/ Ibama/ Divulgação

Na região da Calha Norte, uma das áreas que seria transformada em pastagem. (Foto: Paulo Maués/ Ibama/ Divulgação)

Fiscais do Ibama encontraram nesta semana 11 focos de desmatamento na região da Calha Norte, no noroeste do Pará, preparados para a implantação de pastagens. Quando o corte foi identificado, cerca de 2 mil hectares de mata já haviam sido derrubados. A ação ocorreu nos municípios de Monte Alegre, Almerim e Prainha

  De acordo com o Ibama, os proprietários das terras terão cinco dias para apresentar licenças de desflorestamento e evitar multas, que devem ser de R$ 5 mil por hectare derrubado. A instituição afirmou que os pastos ilegais serão embargados para permitir a regeneração da floresta.

 Durante a fiscalização, agentes do Ibama apreenderam três espingardas, seis armas artesanais e uma motosserra abandonadas nas proximidades das áreas desmatadas.

 As áreas foram encontradas com ajuda do sistema de monitoramento por satélite Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 Foto: Paulo Maués/ Ibama/ Divulgação

Agentes apreenderam três espingardas, seis armas artesanais e uma motosserra abandonadas (Foto: Paulo Maués/ Ibama/ Divulgação)

 Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos.

Compartilhe