Blog da Resenha

O presidente do PMDB em Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (foto) cobrou nesta terça-feira (23) do Governo do Estado, “uma solução para o abandono em que se encontra o município”, um dos maiores do Estado, que enfrenta uma onda de violência. Ele considerou positivo o trabalho da força tarefa formada pelo Ministério Público para investigar os assassinatos de 14 adolescentes e o desaparecimento de outros três, em janeiro, mas ressalta que até hoje o caso permanece sem solução.

“O que está acontecendo em Vitória da Conquista demonstra o descontrole do Governo em relação à segurança pública, cabendo a responsabilidade exclusivamente ao Ministério Público”, disse o presidente do PMDB.

Pré-candidato a deputado federal, Herzem Gusmão cita outro exemplo para demonstrar o descaso do Governo Jaques Wagner em relação à segurança pública em Vitória da Conquista. Apesar de concentrar uma das maiores populações do Estado, com 320 mil habitantes e também um dos mais elevados índices de crescimento de violência, o município receberá apenas uma das 270 viaturas policiais recentemente adquiridas pelo Governo.

Outro fato citado pelo presidente do PMDB é o fato da cidade ser um pólo regional e não ter nenhuma unidade de comando do sistema de segurança pública, sediada em seu território.

“O comando da Polícia Rodoviária fica em Brumado, o da Polícia Militar em Itabuna e o do Corpo de Bombeiros em Feira de Santana. E isso acontece num município cujo prefeito é do mesmo partido do governador”, ressalta Gusmão.

Outra crítica feita pelo presidente do PMDB de Conquista é com relação ao Instituto Médico Legal (IML) do município, que funciona em condições precárias.

“Essa semana os técnicos do instituto receberam um cadáver levado pela força tarefa para investigação, mas não havia máscara nem luvas para realizar a análise. O material teve que ser comprado pelos próprios profissionais”, relatou.

Compartilhe