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Ingrid Schoon, líder do estudo, disse que a garotada se desenvolve em ritmos diferentes e pode ou não superar o atraso.
Cada nova habilidade que os bebês colocam em prática é motivo para comemoração dos pais. E atrasos nessas descobertas podem significar dificuldades na escola anos depois, de acordo com um estudo do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra. A incapacidade de engatinhar ou de sentar-se aos nove meses estaria ligada a problemas futuros de aprendizado e comportamento.
Os pesquisadores acompanharam 15 mil crianças durante os cinco primeiros anos de vida. Realizaram ainda uma série de testes simples com pequenos de nove meses para verificar suas habilidades motoras e concluíram que atrasos nesse quesito afetaram cerca de 10% deles, que tiveram aumento significativo do risco de ficar para trás na escola aos cinco anos e de demonstrar comportamento antissocial.
Ingrid Schoon, líder do estudo, disse que a garotada se desenvolve em ritmos diferentes e pode ou não superar o atraso nos progressos motores. ‘Se os pais estão preocupados, devem procurar um médico’, disse ao site Science Daily.
Os testes apontaram que 96% dos bebês eram capazes de sentar-se sem apoio, 92% de engatinhar, 69% de levantar-se segurando em um apoio, 4% de dar alguns passos, 99% de agarrar um objeto, 95% de passar um brinquedo de uma mão para a outra e 89% de pegar algo usando o dedo indicador e o polegar.

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