Desde 1993, ano em que a primeira LMP foi publicada, ranking já teve grande alteração de países

Desde 1993, ano em que a primeira LMP foi publicada, ranking já teve grande alteração de países


Há muitos anos, a Portas Abertas acompanha a situação da Igreja Perseguida. Por conta disso, decidiu criar uma pesquisa com o objetivo de monitorar e medir anualmente a perseguição aos cristãos no mundo. Dessa forma, a primeira Lista Mundial da Perseguição (LMP) foi publicada em 1993. Ao todo, já foram publicadas 29 LMP, sendo a de 2022 a 30ª edição.

Ao longo dos anos, o perfil dos países que integram o ranking já mudou bastante. Uma demonstração disso está nas nações que já fizeram parte do Top50, mas agora não fazem parte nem mesmo da Lista de Observação. Entre eles estão Bielorrússia, Camboja, Grécia, Israel, Líbano e Peru. Desses, os que mais chamam atenção são Bielorrússia, que já esteve na lista principal por 11 vezes, entre os anos de 2002 e 2012. Já o latino Peru, apareceu seis vezes, seguido por Camboja, com três aparições, Israel, com duas, e os outros dois com uma aparição cada.

Dos países que fazem parte da Lista de Países em Observação 2021, 14 já foram da Lista Mundial da Perseguição. Por exemplo, os Emirados Árabes Unidos esteve 27 vezes entre os 50 primeiros colocados. Em seguida, entre os que mais se destacaram, estão Djibuti, com 25 aparições no Top50, Bahrein, com 24, Sri Lanka, com 23, Azerbaijão, com 22, e Cuba, com 20.

Além disso, oito dos 24 países em observação em 2021 nunca fizeram parte da Lista Mundial de Observação. São esses os que pontuaram apenas o suficiente para se manter na Lista de Países em Observação: BurundiGuinéSudão do SulGâmbiaCosta do MarfimRuandaNicarágua e Togo.

Destaques da LMP 2021

Nesta edição, a perseguição cresceu 30% se comparada ao ano anterior. Isso representa que mais de 340 milhões de cristãos enfrentaram perseguição e discriminação por causa da fé. Em 29 nações, as pontuações foram maiores, enquanto em oito, a pontuação continuou a mesma. Em nove países a hostilidade contra os seguidores de Jesus teve uma queda.

Com relação ao número de cristãos mortos, o aumento foi de 60%. Desses, 91% dos assassinatos ocorreram em solo africano e 8% na Ásia. Já entre o número de cristãos presos, o aumento foi de 5%. Quanto às igrejas e prédios cristãos atacados, houve uma diminuição de 53%.

Outra questão relevante durante o período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguiço 2021 foi a pandemia da COVID-19. Muitos governos exploraram essa situação para intensificar a opressão às minorias religiosas, aumentando a vulnerabilidade dos cristãos perseguidos.

Lista Mundial da Perseguição 2022

No dia 19 de janeiro, a Lista Mundial da Perseguição 2022 será lançada. Saiba quais os piores países para servir a Jesus neste novo ano. Você pode recebê-la em seu e-mail junto com outras informações importantes sobre a Igreja Perseguida. Para isso, faça o seu cadastro agora mesmo!

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe