Nossos irmãos cazaques contam com as nossas orações para continuarem crescendo no Senhor apesar do ambiente hostil

Nossos irmãos cazaques contam com as nossas orações para continuarem crescendo no Senhor apesar do ambiente hostil

Com 64 pontos, o Cazaquistão se classificou em 35º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. Nenhuma atividade religiosa que não seja controlada pelo governo não é permitida e a pressão por parte das autoridades aumentou nos últimos cinco anos, com batidas policiais durante as reuniões cristãs e cristãos sendo interrogados e presos.

Os principais tipos de perseguição enfrentada pelos cristãos são opressão islâmica e paranoia ditatorial. Os seguidores de Jesus são vistos como parte de uma seita estrangeira que tem como objetivo espiar e destruir o atual sistema político. Nessa perspectiva, os oficiais do governo são as principais fontes de perseguição, na tentativa de controlar e erradicar os cristãos.

Se um muçulmano se converter ao cristianismo, será pressionado e pode enfrentar violência física por parte dos familiares, amigos e comunidade local, forçando-o a voltar à antiga fé. Alguns convertidos chegam a ser trancados dentro de casa pela família por longos períodos, agredidos e, então, expulsos de casa e da comunidade em que moram. Os mulás (pregadores islâmicos) pregam contra eles e os cidadãos muçulmanos denunciam os cristãos às autoridades. Nesse contexto, cristãos ex-muçulmanos farão o possível para esconder a nova fé, tornando-se seguidores de Jesus secretos.

A cultura islâmica considera a mulher inferior ao homem e a submissão total é o que se espera das mulheres em relação aos pais ou maridos. Isso as deixa mais vulneráveis à perseguição. Quanto aos homens, que geralmente são os provedores do lar, se são multados ou presos, toda a família sofrerá com a perda do emprego ou renda. Se o homem é o líder da igreja, a perseguição a ele afetará toda a congregação, causando medo nos fiéis.

Pedidos de oração

  • Ore para que o Senhor continue se manifestando e trazendo salvação mesmo nesse contexto tão hostil.
  • Clame para que os cristãos sejam cheios do Espírito Santo e de sabedoria para testemunhar o amor de Cristo de modo seguro.
  • Interceda por todos os cristãos que enfrentam alguma forma de perseguição, para que sejam fortalecidos e sustentados pelo Senhor.

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe