DIA 29 – 22 DE MAIO

“Iska Warran?” É uma saudação padrão entre amigos e conhecidos na Somália, que significa: “

Diga-me o que há de novidade sobre você.” Os somalis não se consideram estranhos, mesmo que nunca tenham se conhecido antes. Não é incomum para dois Somalis que nunca se conheceram antes, ao se encontrarem em um passeio de ônibus iniciarem uma conversa. Antes da jornada terminar, eles podem ser confundidos com amigos que se conheçam há anos. Apesar de décadas de guerra civil brutal, um somali geralmente confia mais em outro Somali que tenha conhecido por um curto período de tempo, mais do que em um estrangeiro que ele conheça há muito tempo. A violência cometida em nome do Islã criou dois movimentos visíveis na Somália. O primeiro movimento é um número crescente de muçulmanos que estão abandonando o Islã.

Enquanto alguns destes que expressam profunda insatisfação com o Islã, estão deixando a religião por completo, muito mais muçulmanos, ao invés disso, estão tornando-se discípulos de Cristo, criando, assim, o segundo movimento. A igreja somali tem crescido significativamente desde 1991, quando o país iniciou a sua decadência a ilegalidade. A morte horrível de um evangelista local em 2008, no Sul da Somália, provocou o início de um crescimento significativo da igreja. A pastora Fátima, 29 anos, descreveu o número de seguidores muçulmanos que se tornaram discípulos de Cristo como “Atos dos Apóstolos – versão somali”. A pastora relatou 21 novas igrejas domésticas em sua área de ministério no sul da Somália nos primeiros seis meses de 2019! Que a resposta de cada Somali à saudação seja: “Diga-me o que há de novidade sobre você,” “eu me tornei um discípulo de Cristo.”

Motivos de oração:

1. Ore para que os seguidores muçulmanos Somalis venham a aderir ao movimento para se tornar discípulo de Cristo.

2. Ore para que o povo somali conheça a paz de Cristo sobre a qual Jesus falou em João 16:33 e seja capaz de trabalhar em prol da paz em sua nação.

3. Ore por esse crescimento novo e rápido da Igreja na Somália, que seja bem discipulado e que cresça na fé. (Hebreus 12: 1-3)