DIA 16

09 DE MAIO

 
Seminários islâmicos, também conhecidos como madrasas, são lugares onde os muçulmanos estudam para se tornarem líderes de mesquitas ou para aprenderem mais sobre o Islã de uma forma geral. O movimento madrasa Deobandi está equipando novos líderes em todo o mundo. Os Deobandis são sunitas, eles não se vêem necessariamente como um movimento dentro desta vertente do islã, mas podem se considerar os mais puros muçulmanos sunitas. A primeira madrasa Deobandi começou em Deoband, na Índia, em 1866. O objetivo da madrassa era preservar e proteger a cultura muçulmana, porém eles sabiam que uma madrasa não seria suficiente para atingir esse objetivo. Todos os graduados são equipados e incentivados a iniciar novas mesquitas ou madrasas. Atualmente, existem mais de 100.000 madrasas Deobandi em todo o mundo, muitas delas no Paquistão, Índia, Bangladesh e países vizinhos. Nos últimos quarenta anos, madrasas Deobandi foram iniciadas na África do Sul, Austrália, Reino Unido, Canadá, Trinidad e Tobago e EUA. Todos eles são financiados pela comunidade muçulmana local e são capazes de adaptar seus serviços ao seu contexto (por exemplo, ensinando em inglês e respondendo à perguntas sobre a perspectiva muçulmana a respeito dos feriados cristãos). O fato de a primeira madrasa Deobandi ter começado em um contexto onde os muçulmanos estavam tentando proteger sua fé e cultura de influências externas mais amplas significa que as madrasas Deobandi estão bem posicionadas para produzir novos líderes muçulmanos que farão o mesmo.

Como podemos orar?

  1. Ore para que DEus abençoe esses jovens líderes muçulmanos em nome de Jesus e peça que procurem primeiro o Reino de Deus.
  2. As madrasas Deobandi são locais de liderança dentro de comunidades muçulmanas. Ore para que sejam locais de sabedoria, compaixão e bondade.
  3. Ore para que muitos líderes dentro do movimento madrasa Deobandi se juntem ao salmista e digam: ‘Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça. Venham também sobre mim as tuas misericórdias, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa.’ (Salmos 119: 40,41)
Compartilhe