DIA 17

10 DE MAIO

 

Tariq cresceu em uma religiosa família muçulmana, frequentando a mesquita regularmente com sua família em uma comunidade muçulmana tradicional.

Entretanto, Tariq começou a desafiar essas tradições à medida que foi crescendo. Envolvido em um negócio global com um grupo diversificado de amigos, Tariq começou a questionar a relevância de algumas crenças islâmicas para as suas preocupações modernas. A família de Tariq temia que ele estivesse rejeitando sua fé, mas Tariq não queria deixar de ser muçulmano, ele queria encontrar uma forma de ser muçulmano no século XXI.

Movimentos progressivos no Islã, às vezes chamados de Modernismo Islâmico, enfrentam o desafio de interpretar a religião que foi fundada na Arábia do século VII por uma comunidade global contemporânea. Esse movimento começou a surgir no século XIX, em um tempo de rápidas mudanças que impactaram o mundo muçulmano de várias maneiras, incluindo o colonialismo e a ascensão da civilização ocidental.

Os muçulmanos progressistas não estão tentando remover sua fé da vida pública, eles estão tentando aplicar sua fé na cultura contemporânea, particularmente no que diz respeito aos valores modernos relacionados a mulheres, pessoas LGBTQ e direitos humanos. Nós os vemos concorrendo a cargos públicos em plataformas que enfatizam a igualdade ou formando organizações como a Inclusive Mosque Initiative (Iniciativa Mosque Inclusivo), iniciada em Londres, no Reino Unido, ou o grupo global Muslims for Progressive Values (Muçulmanos pelos Valores Progressistas).

Os muçulmanos progressistas são alvo de oposição por parte de muçulmanos mais conservadores onde quer que estejam. Alguns terão que se reunir apenas em particular ou em plataformas digitais para discutir suas crenças, por medo de desaprovação da comunidade ou da família.

Como podemos orar?

  1. Mateus 7: 7-10 diz: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão…”.
    Ore pelos muçulmanos que estão fazendo perguntas e buscando respostas sobre a fé no mundo moderno.
  2. Ore pelos muçulmanos que sofrem com as rápidas mudanças em suas comunidades e no mundo, para que encontrem paz nAquele que nunca muda. (Tiago 1:17).
  3. Ore por oportunidades de conhecer muçulmanos progressistas e conversar com eles sobre como é seguir a Jesus em 2020.