DIA 03

26 DE ABRIL

Abdul se apressou pela noite escura para se juntar à celebração do aniversário do profeta Maomé, que teve seu início à meia-noite em sua aldeia no Senegal. Como um Tijani, membro da ordem sufi conhecida como Tijaniyya, esse evento foi o encontro mais importante do ano. Abdul e seus colegas Tijanis passaram a noite cantando, recitando poemas e compartilhando discursos sobre a vida de Maomé.

Os Tijaniyya se originaram na década de 1780 na atual Argélia, como uma reação à ordem Muçulmana dominante, o Qadiriyya, que tem sua base conservadora e fundamentalista em sua visão do Islã. Os Tijanis estavam mais focados na reforma social e no reavivamento popular do Islã, com ênfase no desenvolvimento da cultura e da educação.

As ordens Sufis, ou ‘tariqas’, são como diferentes caminhos para a iluminação espiritual dentro da prática mística do Islã conhecida como ‘Sufismo’. A ordem Tijaniyya é mais presente em toda a África Ocidental, principalmente no Senegal, Gâmbia, Mauritânia, Mali, Guiné, Níger, Chade, Gana, norte e sudoeste da Nigéria e parte do Sudão. Eles são uma ordem exclusiva, isto é, os Tijanis não podem pertencer a nenhuma outra ordem Sufi. Cantar e repetir frases sagradas é uma prática importante para eles. Eles têm fórmulas para repetir diariamente, individualmente e em reuniões comunitárias regulares. Isso inclui o nome de Deus, orações curtas e outras frases destinadas a focar em Deus.

Como podemos orar?

  1. O movimento Tijaniyya é mais ativo em regiões que possuem milhares de grupos muçulmanos não alcançados. Ore por movimentos Cristãos que estão acontecendo entre alguns desses grupos e pelos cristãos que trabalham no meio deles.
  2. Em algumas nações, os líderes de Tijaniyya têm grande influência. Ore para que usem essa influência para a paz e o bem-estar do povo da África Ocidental.
  3. O Salmo 136 é um exemplo de salmo repetitivo, usado pelos cristãos para lembrar o amor de Deus. Seja inspirado pelas palavras deste salmo para orar pelo Tijaniyya.
Compartilhe