DIA 02

25 DE ABRIL

 

movimento do Sufismo é difundido em muitas partes do mundo islâmico. Ele surgiu logo após a ascensão do Islã e enfatiza a dimensão espiritual interna da fé Muçulmana. Os sufis buscam uma conexão divina, às vezes através de renúncia ou êxtase em suas meditações, como falar ou dançar em transe. Um exemplo disso é dado pelos Turcos Mevlevi Dervixes durante sua dança “rodopiante”.

Todo Sufi é membro de uma ordem formada em torno de um grão-mestre descendente do profeta Maomé e de grande poder sobre cada simpatizante. As ordens não influenciam apenas seus membros, elas impactam toda a sociedade da qual fazem parte. Na Turquia, por exemplo, supõe-se que tanto a fé quanto a prática de quase todos os Muçulmanos sejam moldadas pelas ideias sufistas.

O Sufismo é proibido em alguns países por ser politicamente ativo, mas ele existe e prospera em todo o mundo Muçulmano. Na Turquia, a ordem Sufi de Naqshbandi é muito notável e influenciou vários líderes políticos importantes.

O objetivo final de um Sufi é embarcar em uma jornada para se libertar das coisas deste mundo e se concentrar no amor de Deus. Sob a orientação do mestre, um Sufi começa com a lei (sharia), que inclui os cinco pilares do Islã. O fim da jornada é o conhecimento perfeito e uma “visão de Deus”..

Como podemos orar?

  1. Ore para que os sufis encontrem a conexão divina que procuram em Jesus. 2 Pedro 1: 3-5.
  2. Entre os 80 milhões de habitantes da Turquia, existem alguns milhares de crentes de origem Muçulmana. Ore por eles, para que compartilhem sua fé de maneira eficaz com os Muçulmanos sufistas.
  3. Medite no Salmo 36: 5-9 e inspire-se a orar pelos muçulmanos sufistas e por aqueles que eles influenciam.
Compartilhe