Igrejas domésticas são comuns no Vietnã e as perseguições a elas também

Igrejas domésticas são comuns no Vietnã e as perseguições a elas também

Autoridades da província de Quay*, no Vietnã, invadiram uma igreja doméstica e obrigaram os cristãos a interromperem o culto. As pessoas que estavam participando da atividade foram levadas à delegacia e passaram horas sendo questionadas. Elas também foram proibidas de se reunirem aos domingos. Mas os membros se recusaram a acatar as ordens.

Antes do incidente acontecer, Bian An*, a líder da igreja doméstica, havia tentado várias vezes registrar os encontros no escritório das autoridades da província, assim a igreja poderia ser reconhecida legalmente pelo governo, mas teve os pedidos negados. “O governo da província de Quay não permite nenhuma igreja funcionar aqui”, afirmou um servidor à cristã.

Poucas semanas depois da primeira batida na igreja, autoridades mais uma vez pararam os trabalhos de domingo. A líder foi forçada a assinar um documento dizendo que a igreja pararia de funcionar e não teria atividades de nenhum tipo. Os membros que têm negócios foram ameaçados de perder a licença caso continuassem a frequentar as reuniões.

A igreja então dividiu-se em dois grupos, mas o governo obrigou os vizinhos de Bian An a monitorar qualquer atividade da igreja. Alguns novos cristãos desistiram de tentar ir ao encontro, mas outros estão se encontrando discretamente para adorar a Deus juntos, mesmo no momento de dificuldade.

*Nomes alterados por segurança.

Assine a Revista Portas Abertas

O Vietnã é um país comunista, isso indica que o governo monitora e restringe as atividades religiosas. A perseguição à igreja doméstica liderada por Bian An é prova disso. A Revista Portas Abertas de dezembro conta as histórias de irmãos e irmãs que vivem nesse contexto. Em cada uma das 12 edições mensais é possível ter mais informações do que Deus tem feito pelo mundo e organizar a agenda para participar dos eventos espalhados pelo país. Garanta o seu exemplar!

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe