ufba

Onze alunos do Cursinho Pré-Enem oferecido pela Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, conseguiram a aprovação em três instituições de ensino superior existentes no município: UFBA, UESB e IFBA. A maior parte dos aprovados vai estudar na UESB, outros no IFBA, mas três deles conseguiram vagas na própria UFBA, onde realizavam o cursinho.

É o caso da estudante de 18 anos, Angelina Aquino. Ela foi selecionada para fazer parte da turma 2015.1 do curso de Ciências Biológicas. Determinada, Angelina ao mesmo tempo em que estudava para concluir o ensino médio realizava um curso técnico em Agroecologia, curso de inglês e ainda o Cursinho Pré-Enem da UFBA-Conquista no período da noite.

“O ano passado foi bem corrido, mas acho que valeu a pena, até porque eu consegui passar na própria UFBA e estou amando o curso de Ciências Biológicas”, diz a mais nova integrante da universidade.

Cursinho Pré-Enem

Implantado em 2012, o cursinho solidário Pré-Enem da UFBA-Conquista é uma iniciativa de professores e estudantes do curso de Biotecnologia. A ação integra os projetos de extensão desenvolvidos no Campus Anísio Teixeira.

De acordo com a tutora do Pré-Enem, Regiane Yatsuda, o público do projeto são normalmente pessoas que já saíram do ensino médio e não tiveram a oportunidade de se preparar para o vestibular em um cursinho.

Desde a sua existência, o cursinho já atendeu a mais de 100 estudantes de baixa renda. Por outro lado, cerca de 80 voluntários já deram sua contribuição para que esse projeto educacional fosse levado à frente.

Próxima seleção

Segundo a coordenação, a próxima seleção para a formação de uma nova turma acontece em julho deste ano. Os inscritos passarão por uma avaliação de suas condições socioeconômicas e realizarão uma prova de conhecimento geral para que sejam selecionados para a matrícula devido à grande procura. Em 2014, foram 104 inscritos para 40 vagas.

 

Assessoria de Comunicação

Compartilhe