gripe4-532x399

Idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos têm um compromisso com a saúde nesse sábado, 26. Esse é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.

Em Vitória da Conquista, a vacinação começou nesta quarta-feira, 23, nas 40 salas de vacinas existentes nas zonas rural e urbana. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 57.516 pessoas, até o dia 9 de maio – data em que se encerra a campanha. Além das unidades de saúde, a Prefeitura Municipal disponibilizará, no Dia D da campanha, pontos de vacinação em diferentes locais da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso à vacina que previne contra três tipos de vírus da gripe, dois vírus tipo A e um tipo B.

Medidas de prevenção – A transmissão dos vírus influenza (gripe) acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhe