MEGARÁDIO.FM

Participantes do grupo “Assim se estaciona em Vitória da Conquista”, com uma câmera na mão, registram e publicam imagens de abusos cometidos no trânsito da cidade.

Basta um giro em qualquer ponto de Conquista para se registrar um verdadeiro festival de infrações, deselegância, grosseria, falta de educação e tantos outros comportamentos no trânsito de Conquista, que não chega a ser um exagero chama-lo de selvagem, com alguns motoristas, talvez grande parte, atuando como verdadeiros bichos.

CLIQUE AQUI para conhecer o grupo no Facebook.

Ao volante, se transformam e vêem em cada indivíduo de outro veículo um inimigo em potencial, tornando o trânsito numa espécie de ringue, onde vence o mais forte, singela tradução para o mais mal educado. As manifestações de falta de cidadania e solidariedade são inúmeras e constantes e os casos se repetem com motoristas deixando seus veículos em espaços que ignoram placas com indicação para idodos, portadores de necessidades especiais, ambulância, que desconsideram rampas, estacionam em calçadas, porta de garagem, ocupam duas vagas de estacionamento, que praticam todo tipo de abuso à barbas de um Simtrans bem menor que a realidade que se apresenta em um trânsito à beira do caos.

Flagrar situações como estas é uma questão de câmera na mão, e é isso o que estão fazendo os 250 participantes do grupo Assim se estaciona em Vitória da Conquista, que Facebook tem postado com material contínuo a selvageria de motoristas em uma cidade grande, cuja cultura de utilização de espaços públicos, cidadania e bom senso no trânsito estão muito abaixo do que se considera provincianismo.

O autor do grupo é o Tecnólogo em Gerenciamento de Redes Rudolf Bauer, que diz ter sido motivado pelos absurdos promovidos pelos motoristas em Conquista “e depois que um amigo postou uma foto do estacionamento do GBarbosa onde um motorista estacionou atravessado em duas vagas”, explica.”Em minha opinião, os motoristas são muito mal educados. Muitos se preocupam apenas o próprio umbigo e se esquecem do direito de ir e vir de todos”, arremata.

Bauer dá outros exemplos, como os que acontecem em frente às escolas onde os filhos estudam, na entrada e saída das crianças, locais onde os pais param em fila dupla, além dos motoristas “que se dizem profissionais que são os que fazem transporte escolar, parando no meio da rua ficando a criança desprotegida”, reclama.

Outra situação grave alertada pelo criador do grupo é que existem veículos de transporte escolar clandestinos, “carros particulares descaracterizados”, diz, atribuindo parte da culpa ao poder público, que falha na fiscalização e controle do tráfego e estacionamentos. “Não há uma política de trânsito bem definida por parte do órgão que deveria controlar o trânsito conquistense. Faltam agentes de trânsito, semáforos e principalmente uma punição rigorosa que realmente doa no bolso”, afirma.

Indignado com o caos no trânsito de Conquista Rudolf Bauer protesta, afirmando que sobra falta de educação para a maioria dos motoristas da cidade e sobra também incompetência por parte da empresa municipal que deveria controlar o nosso trânsito. Sonhando com um trânsito mais civilizado, Bauer credita que o caminho que se deve percorrer é a utilização de todos os recursos e meios de comunicação que estiverem ao alcance, principalmente as redes sociais, para acontecer a conscientização dos motoristas e dos governantes municipais. “Eles devem se movimentar e fazer algo pela cidade. Espero que esse grupo que eu criei faça um grande “buzinaço” na rede social atingindo a todas as classes e que as publicações cheguem também aos motoristas infratores”, concluiu.

No grupo estão expostas uma série de postagens onde os motoristas praticam todo tipo de abusos e absurdos, inviabizando o trânsito e colocando Vitória da Conquista como uma das cidades de motoristas mais mal educados que se tenha notícia, e obviamente envergonhando e atrapalhando a vida daqueles poucos motoristas que entendem o significado de civilidade.

Compartilhe