Imagem: Divulgação

A China decidiu proibir que membros do governo fumem em locais públicos, segundo a agência oficial de notícias Xinhua. Anunciada em uma circular interna, a medida é uma tentativa das autoridades de dar um exemplo para a população. O país asiático possui o maior número de fumantes do mundo, cerca de 300 milhões.

No comunicado, os dirigentes do PC chinês destacam que o hábito de fumar em serviço “não só prejudica o ambiente e a saúde pública, mas também mancha a imagem do partido”. De acordo com a Xinhua, os membros do governo não poderão fumar em escolas, hospitais, eventos esportivos e transportes públicos. Será proibido oferecer cigarros durante o serviço e usar dinheiro público para comprar o produto. Os cigarros também não poderão ser anunciados ou vendidos no Partido Comunista ou nos escritórios do governo.

Em 2011, o Ministério da Saúde chinês formulou as linhas gerais para a proibição do fumo em locais como hotéis e restaurantes, mas elas nunca foram estritamente aplicadas. Segundo estatísticas oficiais o cigarro é uma das maiores ameaças à saúde da população chinesa. Em 2012, na comparação com 2002, as vendas de cigarros aumentaram em 50%, para 2,52 trilhões, segundo a Associação Chinesa para o Controle do Tabaco.

Fonte: Veja

Compartilhe