Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com

O lateral-direito Artur começou tarde no futebol. Nascido em Ibititá, no interior da Bahia, o novo reforço do Palmeiras passava as tardes de 2006 colhendo mamona, feijão e milho sob sol de 40 graus, na fazendo dos pais. Jogava na várzea, ganhava cerca de R$ 10 por dia fazendo bicos em outras plantações. Nesta terça, seis anos depois, será apresentado pelo Verdão e fará o primeiro treino em um time de maior expressão. Agora, ele espera calar todos aqueles que duvidavam de sua capacidade como jogador profissional. Em 2007, Artur foi descoberto pelo Vitória da Conquista e começou como zagueiro na equipe baiana, aos 22 anos de idade. Após passagem pelo Mirassol, chegou ao São Caetano sem grandes expectativas, em 2009. Improvisado pelo técnico Antônio Carlos Zago na lateral direita, no ano seguinte, destacou-se pela velocidade e os vários gols marcados. Quase contratado pelo Corinthians no ano passado, esperou uma nova oportunidade e quer brilhar no Palmeiras.

– Trabalhei na roça até os 18 anos. Comecei jogando no futebol amador e ganhava dinheiro assim. Fui pro Mirassol e em 2009 cheguei ao São Caetano. Era um solzinho bom na roça, viu? (risos). Falavam que era tarde pra eu me profissionalizar, e hoje estou em um time grande. Não deu certo no Corinthians, esperei. Fui para o Palmeiras, agora é agarrar – diz o hoje lateral.

– No início, como zagueiro, reclamava um pouco que os laterais não fechavam. Até que o Antonio Carlos me disse que jogaria na lateral. Falei que nunca tinha jogado ali, que iria fazer minha função de defender. Nas primeiras dez partidas, foi complicado. Agora me acostumei. Hoje, sou lateral-direito – completou.

Só na última temporada, foram nove gols marcados pelo São Caetano – a maioria de cabeça. Ao todo, fez 18 gols nos três anos de Azulão. Contratado para fazer sombra ao titular Cicinho na posição, o lateral chega com discurso humilde. Se ganhar uma chance do técnico Luiz Felipe Scolari, com quem já teve uma breve conversa no último sábado, Artur espera fazer uma boa dupla com Marcos Assunção nas bolas paradas.

– Felipão deve me apresentar para o elenco hoje (terça). Ontem (segunda) acertei tudo com o São Caetano e hoje assino com o Palmeiras. Quando surgir oportunidade, espero ajudar o Palmeiras marcando gols. Cicinho é um ótimo jogador, temos características diferentes. Ele é mais agudo, habilidoso. A briga vai ser sadia – completou Artur.

(Globoesporte.com)

Compartilhe