A Tarde

 

O Vitória disputará a Série B em 2012: apesar de ter feito o seu papel ao vencer o ASA por 2 a 1, de virada, pela última rodada da Série B 2011, na tarde deste sábado, 26, o rubro-negro baiano perdeu a vaga no G-4 para o Sport, que venceu o Vila Nova por 1 a 0, no Serra Dourada.

Na quinta colocação, o Leão terminou a Série B com 60 pontos, um a menos do que o rubro-negro pernambucano, que se juntou à Portuguesa, ao Náutico e à Ponte Preta, os quatro clubes classificados para disputar a Série A no próximo ano.

Apesar da derrota, a torcida do ASA comemorou a permanência do seu time na Série B: o Icasa, que poderia lhe ultrapassar, perdeu em casa por 2 a 0 para a Portuguesa e ficou em 17º, com 47 pontos, um atrás da equipe de Alagoas.

O Vitória iniciou a partida apagado em campo e o ASA não demorou a abrir o placar: logo no segundo minuto dejogo, Leandro aproveitou cobrança de escanteio e marcou de cabeça.

E o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para a equipe arapiraquense. No Serra Dourada, em Goiânia, o Sport empatava em 0 a 0 com o Vila Nova e, em Curitiba, o Bragantino também empatava sem gols com o Paraná.

A reação rubro-negra aconteceu na segunda etapa, quando Benazzi, ao colocar os atacantes Marcelo e Neto Baiano, mandou o time para cima.

Aos 11 e aos 30 minutos da etapa final, os atacantes do Leão que saíram do banco de reservas foram os responsáveis pela virada. Mas o Sport, através de Bruno Mineiro, fez 1 a 0 no Vila Nova e liquidou as chances do time baiano de retornar à elite do futebol nacional.

Primeiro tempo – A equipe alagoana marcou logo aos dois minutos, numa falha recorrente do Leão nesta Série B: após cobrança de escanteio do meia Raul, a defesa rubro-negra permitiu a Leandro subiu mais alto e fazer 1 a 0 para o time da casa.

Jean marcou de cabeça, aos 7, mas o gol foi invalidado: o zagueiro do Leão estava impedido. A torcida arapiraquense inflamou e o ASA foi para cima. Aos 12, Sérgio Bueno arriscou de fora da área e quase ampliou, mas a bola foi para fora.

A melhor chance do time baiano saiu somente aos 23 minutos, em boa jogada de Rildo: o atacante rubro-negro invadiu a área do ASA pela direita, se livrou da marcação e, de esquerda, mandou por cima.

Depois o ASA teve mais duas boas chances: aos 31 e aos 32, mas Douglas, numa tarde inspirada, fez duas grandes defesas e evitou o pior. Aos 40, Gilberto recebeu passe rápido em cobrança de falta e, livre pela esquerda, chutou forte, mas Gilson impediu o tento do empate rubro-negro.

Segunda etapa – Os jogadores do Vitória retornaram a campo para o segundo tempo com o brio de quem certamente acabara de ouvir nos vestiários a notícia de que os seus rivais na briga pelo acesso apenas empatavam, motivação para buscar a virada, rumo à classificação.

De uma só vez, Benazzi mandou a campo Marcelo e Neto Baiano, em lugar de Geovanni e de Fábio Santos, respectivamente. O gol de empate saiu aos 11 minutos: Neto serviu Marcelo, que mandou um chute forte para o gol de Gilson. A bola explodiu na trave direita, bateu no zagueiro Jorginho e entrou. 1 a 1.

Neto Baiano aproveitou vacilo da zaga alagoana na grande área e virou o placar, aos 30 minutos, quando o Sport já vencia o Vila Nova, em Goiânia, e se garantia entre os clubes classificados.

Motivado pelo embalo do seu torcedor, que comemorava o triunfo da Portuguesa sobre o Icasa, seu adversário direto na briga para não cair, o ASA ainda tentou empatar o jogo, mas Douglas fez milagres, manteve o 2 a 1 e permitiu ao Vitória ser desclassificado honrosamente.

ASA 1X2 Vitória – 38ª rodada da Série B 2011.

Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL).
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ).
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Jackson L. Massarra dos Santos (ambos do RJ).

Gols: Leandro (ASA, aos 2 minutos do primeiro tempo); Jorginho (ASA, contra, aos 11 minutos do segundo tempo) e Neto Baiano (Vitória, aos 30 minutos do segundo tempo).

Cartões amarelos: Di Fábio,  Raul, Tuti e Jorginho (ASA); Nino Paraíba, Jean, Maurício e Charles Vágner (Vitória).

Cartão vermelho: Charles Vágner (Vitória).

ASA: Gilson; Leandro Cardoso, Toninho e Di Fabio; Sérgio Bueno, Cal, Jorginho, Raul (Marielson), Francismar (Vitinha) e Chiquinho Baiano; Alexsandro (Reinaldo Alagoano). Técnico: Vica.

Vitória: Douglas; Nino, Gabriel, Jean e Fernandinho; Charles Vágner, Preto, Gilberto (Lúcio Flávio) e Geovanni (Marcelo); Rildo e Fábio Santos (Neto Baiano). Técnico: Vagner Benazzi.

Compartilhe