Por Lúcio Carvalho

Professor de Medicina da UESB

 

A UESB comemora 30 anos. Incalculáveis são os benefícios desta querida instituição, principalmente para a região sudoeste deste estado. Além de importante fonte de conhecimento e cultura, a UESB impulsiona sobremaneira o crescimento socioeconômico de Conquista. Jovens de diversas cidades, que outrora tinham de se deslocar para Salvador ou outros estados, agora vem estudar aqui, ajudando a desenvolver a economia local em diversos setores (construção civil, comércio varejista, saúde, educação, laser, dentre outros). Agora com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual seleciona candidatos pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), jovens de outros estados podem vim estudar e morar em Conquista, fazendo da UESB uma Universidade com abrangência nacional.

Para presentear ainda mais a região, o Curso de Medicina da UESB de Conquista recebeu uma ótima notícia do Ministério da Educação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, divulgou nesta quinta-feira, 17, os indicadores de  qualidade de cursos e instituições de educação superior. A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado  do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o Enade, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam: as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

O Curso de Medicina da UESB de Conquista ficou em 1º lugar na nota do Enade entre os Cursos de Medicina do Estado e entre as

30 melhores do pais, de um total de mais de 170 escolas médicas.

Apesar de jovem, ficou em 3º lugar no estado no Conceito Prelimilar de Curso, ficando a frente do Curso de Medicina da UFBA.

A nota varia de1 a5.

CURSO DE MEDICINA CONCEITO NO  ENADE CONCEITO DO CURSO – CPC
UESB – Vit. da Conquista 3,93 2,78
EPMSP 3,57 2,89
UFBA 3,23 2,27
UESC 2,93 3,42
UEFS 2,70 2,42
FTC-Salvador 2,51 2,31

 

Noticias como esta mostram que nosso Curso de Medicina esta no caminho certo, servindo como mais um termômetro do Curso, assim como foi  a grande aprovação nas provas de residência-médica no último ano e o reconhecimento dos pacientes que veem nesses médicos formados pela UESB, não apenas jovens dotados de grande conhecimento técnico-científico, mas sobretudo possuidores de uma visão integral de seus pacientes, no que se refere aos princípios do Sistema Único de Saúde, da humildade, sensibilidade e da ética.

Precisamos continuar melhorando. O Governo do Estado vêm investindo neste sentido, mas a Sociedade merece mais.

Parabéns aos Alunos, Pais, Professores, Gestores e Funcionários da UESB por mais esta vitória.

Compartilhe