A Marinha informou na tarde deste sábado que irá disponiblizar 194 homens e 18 veículos blindados de sua frota para auxiliar a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro na ocupação da Favela da Rocinha, que terá início na madrugada deste domingo (13). Será o maior efetivo empregado até agora nas ações de apoio logístico às operações de segurança no estado.

Relembre a atuação: Veja vídeo dos blindados da Marinha em ação no Complexo do Alemão

 

Foto: AEAmpliar

Veículo blindado da Marinha que foi usado na ocupação do Complexo do Alemão, em novembro de 2010

 

Em entrevista coletiva, o capitão de mar e guerra Yerson de Oliveira Neto informou que dos 194 militares, 19 são oficiais e 175 são praças.

Saiba mais: Veja vídeo que mostra o interior de um blindado usado no Complexo do Alemão

Eles irão atuar após terem estudado o território da favela, já que a Marinha sobrevoou a comunidade em novembro e mapeou os acessos à Rocinha. Os militares também identificaram as localidades onde os criminosos teriam facilidade de montar barreiras a fim de dificultar o acesso dos blindados da corporação.

No ano passado, a Marinha também ofereceu apoio logístico à Secretaria de Segurança Pública do Rio durante a ocupação do Complexo do Alemão, em novembro.

Um dos blindados utilizados no Complexdo do Alemão é o CLAnf. Capaz de transportar grandes obstáculos, como barricadas, o veículo tem boa capacidade de transporte de tropa: carrega até 22 militares a bordo.

 

Porém, por ser grande, ele tem uma capacidade maior de danificar objetos que o cercam, como mobiliário urbano. Portal IG

Compartilhe