Do G1 RJ

Uma barricada foi montada em uma das principais ruas da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (4). Segundo as primeiras informações, o obstáculo foi colocado em forma de protesto à ação da polícia na comunidade. A barreira de pedaços de madeira foi colocada na Estrada do Taquaral, uma das principais da região.

Desde cedo, a PM faz uma operação nas favelas da Vila Aliança, em Bangu, e Coreia e Rebu, em Senador Camará. Pelo menos um suspeito morreu. As informações foram confirmadas pela sala de polícia do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste, para onde o suspeito foi levado.

Segundo o 14º BPM, com ele foi apreendido um fuzil. De acordo com o comandante do batalhão de Bangu, tenente-coronel Alexandre Fontenelle, dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos com drogas, munição e um radiotransmissor. Dois veículos blindados dão apoio à operação, que começou ainda na madrugada.

Suspeito detido em escola
Pela manhã, policiais militares cercaram o Colégio estadual Daltro Santos, no acesso à Vila Aliança. De acordo com as primeiras informações, traficantes teriam invadido a escola para se esconder. O colégio foi esvaziado para as buscas e as aulas foram suspensas. Um suspeito foi detido. O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, informou que um fuzil M16 foi apreendido no pátio da escola.

Procurada pelo G1, a Secretaria estadual de Educação informou, por meio de nota enviada às 12h35, “que, devido a uma incursão policial em Bangu, bandidos em fuga passaram pelas dependências do Colégio Estadual Professor Daltro Santos. Não houve reféns, ninguém ficou ferido, nem houve danos ao patrimônio ou furto de equipamentos. Como medida preventiva, as aulas foram suspensas também, temporariamente, nos colégios estaduais Bangu e Collechio”.

A secretaria esclareceu ainda “já entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que sejam adotadas todas as medidas possíveis para garantir a integridade física e moral de alunos, professores e funcionários. Vale ressaltar que os conteúdos das aulas serão repostos. A Diretoria Regional se reunirá hoje com representantes da SESEG para avaliar a situação no entorno”, diz a nota.

Operações são constantes na região
Desde segunda-feira (31), a PM faz operação na região, que há meses sofre com os confrontos entre traficantes das favelas Vila Aliança, Coreia e Rebu, que tentam tomar pontos de tráfico na Vila Kennedy. Além de reprimir o tráfico, a PM tenta cessar o conflito armado entre os traficantes. A polícia também tenta localizar o traficante Matemático, apontado como chefe do tráfico em Senador Camará.

Na quinta-feira (3), o comandante Fontenelle disse que um mapeamento feito pela PM apontou que existem 65 suspeitos com radiotransmissores que atuam nessas comunidades. Ainda segundo o comandante, no mesmo dia, um suspeito foi preso com uma submetralhadora.

Outras operações
Também nesta sexta-feira (4), policiais do Bope fazem operação nas favelas de Manguinhos, no subúrbio. Dois suspeitos morreram e armas foram apreendidas.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, PMs do 15º BPM (Duque de Caxias) fazem umaoperação para reprimir o tráfico nas favelas do Lixão e Vila Ideal. Um suspeito foi preso.

No bairro de Irajá, no subúrbio, agentes do 41º BPM (Irajá) também fazem operação na Favela de Acari. Assim como nas outras operações, o objetivo da PM é combater o tráfico no local.

Compartilhe