A Tarde

Apesar do sol ter aparecido nesta sábado, 22 em Salvador, depois de quatro dias consecutivos de chuvas, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que realizaram as provas no Colégio Estadual Tourinho Dantas, em São Cristóvão, precisaram atravessar uma “ponte de carteiras” antes de enfrentar as 90 questões das provas de Ciências Humanas e Ciências Naturais. É que Rio Ipitanga, que passa na frente da escola, transbordou, o que teria levado alguns candidatos a desistir das avaliações.

Na Bahia, 424.525 pessoas se inscreveram, sendo 113.439 apenas na capital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que a abstenção média no País foi de 25%, mas na Bahia 30,14% faltaram às provas, a segunda maior abstenção do País, atrás apenas do Distrito Federal (31,24%).

Neste domingo, 23, as provas serão de Linguagens e Matemática com 90 questões, além da redação (que corresponde a 50% da nota total do exame), com tempo de duração de 5h30. O gabarito das provas objetivas será divulgado na página do Inep, no endereço (www.inep.gov.br), até o terceiro dia útil após a data de realização das últimas provas.

As notas de desempenho individual só serão divulgados a partir do dia 4 de janeiro do próximo ano.

Excluídos – Após o fim oficial das provas do primeiro dia de Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo processo de avaliação, informou, em nota, que oito candidatos foram excluídos do exame por uso indevido do celular em todo o Brasil.

Além disso, o Inep informou que houve ocorrências menos graves em três cidades brasileiras: Salvador , Rio de Janeiro e São Paulo. Os alunos expulsos fizeram as provas nas localidades de Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Gauíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sandaduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).

Compartilhe