VERMELHO

Em sessão especial na tarde desta quinta-feira (20/10), a Assembleia Legislativa da Bahia homenageia o cineasta Glauber Rocha pela passagem dos 30 anos de sua morte. De iniciativa do deputado Álvaro Gomes (PCdoB), a sessão começa às 14h30, no plenário da Casa, no Centro Administrativo da Bahia. O principal convidado evento será o jornalista e amigo de Glauber desde a adolescência, João Carlos Teixeira Gomes (Joca), que falará sobre a trajetória deste artista do cinema.

“O cinema brasileiro precisa ser cada vez mais estimulado. Temos aí a passagem dos 30 de morte de um dos maiores e mais polêmicos cineastas do Brasil e esta data não poderia passar em branco. É uma justa homenagem ao cineasta de Deus e o diabo na terra do sol, um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos”, destaca Álvaro Gomes, acrescentando que a sessão cumpre também o papel de fomentar o debate sobre o cinema brasileiro.

As homenagens ao artista começam na quarta-feira, dia 19 de outubro, com a exibição de Glauber o filme, Labirinto do Brasil, do cineasta Silvio Tendler, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 12h20. O filme é um documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e idéia.

Na quinta-feira, acontece a sessão especial, onde o escritor, jornalista e intelectual João Carlos Teixeira Gomes (Joca) falará sobre a trajetória deste artista do cinema, que tem hoje dimensão internacional. Durante o encontro, o professor e compositor Fábio Paes também vai cantar em memória de Glauber. “Vamos realizar um belo encontro no plenário do Legislativo baiano, para manter viva a memória de um dos mais importantes cineastas do século XX, o baiano de Vitória da Conquista que conquistou o mundo com sua genialidade”, concluiu o parlamentar comunista.

Compartilhe