Secom/Pmvc

Para o conhecimento da população sobre o comportamento da doença meningite em nosso unicípio, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulga boletim epidemiológico das meningites. Os dados revelam que em Vitória da Conquista, durante o ano de 2011, até o mês de agosto, foram notificados e investigados 67 casos suspeitos de meningites, sendo que destes, 40 (59,7%) foram descartados e 27 (40,9%) confirmados.
Dos casos confirmados, 15 (55,55%) foram de origem bacteriana, 10 (37,03%) de origem viral e 2 (7,40%) meningite não especificada.
Entre as meningites bacterianas, destaca-se a doença Meningocócica, por causa do seu potencial de transmissão e alta letalidade. Foi confirmado no município, nesse período, um caso (3,70%) de Meningite Meningocócica.
Quanto aos óbitos provocados pelas meningites, foi registrado apenas um (3,70%) caso, sendo este de meningite bacteriana por Staphylococcus.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, 2010, foram confirmados 42 (38,88%) casos de meningites, sendo 28 de origem viral (66,66%), 13 de origem bacteriana (30,29%) e 1 (2,38%) de meningite fúngica. Analisando os dados acima, observa-se uma redução de 35,7% nos casos confirmados de meningite até a primeira semana de setembro.
Sobre a meningite: é uma doença grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas são clinicamente mais graves e têm maior importância em saúde pública  pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias.
As formas de prevenção da meningite são a vacinação, a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando-se que a doença seja transmitida a outras pessoas.

As vacinas existentes servem para prevenir alguns tipos de meningite, entre essas, estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança: BCG, que previne as formas graves de tuberculose, a vacina contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b, pneumocócica 10-valente e a meningocócica conjugada C.

Os sintomas mais frequentes são: intensa dor de cabeça, febre alta e rigidez da nuca. Podem surgir também vômito, náusea, confusão mental, fotofobia (desconforto da luz) e erupções cutâneas (pequenas placas avermelhadas).

Veja o boletim na íntegra

Compartilhe