Do G1, com agências internacionais

A polícia reprimiu manifestantes violentos, alguns dos quais puseram fogo em um anexo do ministério da Defesa, neste sábado (15) à tarde no centro de Roma, à margem da marcha dos “indignados”.

Grupos de indivíduos não identificados destruíram vitrines de bancos e incendiaram dois carros após o início do protesto inicialmente pacífico dos “indignados”.

Confusão manifestação Itália (Foto: AP)
Confusão teve conflitos entre manifestantes e policiais (Foto: AP)

Os incidentes ocorreram perto do Coliseu, onde dezenas de milhares de pessoas protestavam durante dia mundial de manifestações contra a precariedade e o poder das finanças, em um contexto de crise.

Pouco depois do início da manifestação, pequenos grupos quebraram as vitrines de dois bancos, utilizando placas de trânsito, antes de fugir e se misturar à multidão. Outros grupos incendiaram dois automóveis.

O centro da cidade estava fechado desde a manhã pela polícia, que temia incidentes similares aos que ocorreram no centro de Roma em dezembro de 2010, que deixaram vários feridos.

As forças de ordem reprimiram centenas de pessoas que, mascaradas, lançaram granadas de fumaça, coquetéis molotov e garrafas contra os policiais, enquanto outras colocaram fogo em um anexo do ministério da Defesa e prosseguiam incendiando automóveis.

Protestos no mundo
Estimulados pelo movimento ‘Ocupe Wall Street’, os protestos começaram na Nova Zelândia, passaram pela Europa e espera-se que voltem a Nova York, seu ponto inicial. Manifestações atingiram a maior parte das capitais europeias e outras cidades.

Elas coincidiram com o encontro do G-20 em Paris, onde ministros das finanças e presidentes de bancos centrais das principais economias estavam mantendo conversas sobre a crise.

Os protestos globais foram em parte uma resposta aos pedidos dos manifestantes de Nova York para que mais pessoas se juntassem a eles. Seu exemplo também provocou ocupações semelhantes em outras cidades norte-americanas.

Jovem atira extintor durante protesto em Roma (Foto: AP)
Jovem atira extintor durante protesto em Roma (Foto: AP)
Compartilhe