Carlos Costa

Nesta quinta-feira Vitória da Conquista sediou a segunda Sessão Itinerante da AssembleiaLegislativa do Estado da Bahia,que levou um grande número de pessoas ao Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. A esperança de todos era que a Sessão Legislativa viesse discutir os problemas atinentes à região sudoeste da Bahia. Porém, a maioria saiu daquele recinto frustrada com a falta de debates e nenhum projeto apresentado. Felizmente não me desloquei até o Centro de Cultura, mas, acompanhei toda a Sessão através da TV UESB. O que pude constatar é que os nobres deputados perderam horas preciosas numa Sessão sem planejamento e sem nenhuma utilidade. Temos inúmeros problemas a serem resolvidos tais como: a construção do aeroporto; a construção do presídio de Conquista, cuja obra está parada há mais de um ano; a barragem do Rio Pardo; a criação da Universidade Federal de Vitória da Conquista; a efetivação da Bahiafarma; a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista, dentre outros, porém, o que presenciamos foi uma Sessão que mais parecia um palanque eleitoral da oposição.

Os deputados oposicionistas se mostraram destemperados, sem ética, sem educação e completamente por fora do que ocorre na nossa cidade. Foram todos, propositadamente sem educação, pois, todos eles, fizeram questão de não cumprimentar o lídimo prefeito de Vitória da Conquista, o Dr. Guilherme Menezes. Como eles não tinham projetos e propostas para debaterem ficaram “enchendo linguiça” com discursos enfadonhos e sem nenhum proveito. Numa coisa eles foram competentíssimos: aprenderam “ipsi literis” o discurso também enfadonho do radialista “Ficha Suja” que é repetido como uma ladainha a todo instante. Todos os néscios deputados deram voz ao discurso mentiroso e ultrapassado do radialista.

Um pobre coitado, provavelmente emprenhado pelos ouvidos durante a passagem pela rádio mercenária, chegou a dizer que o pobre indivíduo lidera em todas as pesquisas para a corrida eleitoral do próximo ano. Se o mesmo fosse um deputado sério e honesto teria que vir em Conquista no próximo ano pedir desculpas por mentir sem um pingo de vergonha. Todos repetiram como “papagaios de piratas” o discurso de sempre do “Ficha Suja”: O 9º Batalhão da Polícia Militar é comandado por Itabuna; o  Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual é vinculado à Companhia sediada em Brumado; o Corpo de Bombeiros é  ligado ao Corpo de Bombeiros de Feira de Santana; não existe obra do governo estadual em Conquista; o governador não se dá bem com o prefeito, etc. Pelo amor de Deus, soa ridículo os deputados virem a Conquista sem ao menos se informar com pessoas mais dignas e confiáveis acerca dos nossos problemas e das nossas aspirações.
Além de não terem nada para debater, houve até um deputado sem ética que criticou a criação da fundação hospitalar que vai gerir o Hospital Esaú Matos! Como alguém pode chegar à casa dos outros dando pitacos e empurrando o focinho onde não é chamado? O pobre deputado, que não vou referir o nome por causa da sua insignificância, deveria tomar vergonha na cara e procurar ser um político mais atuante e operoso na sua região que é tão sofrida e desassistida por ele, pois, o mesmo só se preocupa em aparecer nas vésperas de eleições!

É lamentável que uma proposta séria do presidente da Assembleia Marcelo Nilo seja vilipendiada por deputados demagogos que não estão preocupados em debater os nossos problemas e apontar soluções para os mesmos. Sabemos que os custos de uma Sessão Itinerante são altíssimos, pois, além dos deputados, vieram assessores e também grande parte do staff daquela casa legislativa. Com certeza, foi um dinheiro jogado fora, pois, da sessão nada foi aproveitado e nenhum benefício trouxe para a nossa cidade e região. Esta cidade já sediou duas Sessões Itinerantes da Assembleia Legislativa em tempos antanho e com uma eficácia e aproveitamento bem melhores do que esta que atual. Lembro-me da Sessão da Assembleia Constituinte Estadual que se instalou também no Centro de Cultura em Junho de 1989, onde memoráveis debates foram essenciais para nortear a nossa Constituição Estadual; na década de noventa, novamente os deputados vieram para Conquista, e, os trabalhos renderam bons frutos também.

Para coroar a infeliz Sessão, a Assembleia Legislativa concedeu a Medalha Grã-Cruz da Ordem Dois de julho a alguns personagens da nossa cidade. Até nisto a Assembleia errou. É certo que Carlos Jehovah, Joseval Andrade e o Padre Edilberto são dignos de ser agraciados com a Comenda, pois têm serviços prestados a nossa comunidade, mas, conceder a Medalha a um cidadão que só sabe usar o microfone para macular a honra das pessoas e divulgar mentiras cotidianamente, é um sinal de que a Assembleia é prolixa em homenagear pessoas indignas desta honraria. O outro agraciado, o cantor Edigar Mão Branca, pode até ser merecedor da Comenda, porém, o mesmo não é sequer morador nesta cidade.  Será que o Deputado Fabrício não tinha um nome melhor para indicar? Ou será que indicou Mão Branca apenas visando um retorno eleitoral futuramente? Que Mão Branca fosse agraciado com a Medalha quando a Sessão Itinerante for realizada em Itapetinga! Bem que o Deputado Fabrício poderia ter indicado uma mulher conquistense que tem relevantes serviços prestados a nossa cidade, por exemplo, a senhora Maria do Carmo, da Casa do Câncer, ou então a senhora Lídia Rodrigues, que preside a União de Mulheres de Vitória da Conquista. Para finalizar, gostaria de deixar um pensamento do grande filósofo romano Salústio para os nobres deputados: – Onde os prêmios se dão aos maus, não há quem de graça queira ser bom. Blog do Fabio Sena

Compartilhe