A implantação de núcleos especializados em investigação de homicídios, já em funcionamento em 11 coordenadorias regionais de polícia do interior, foi um dos assuntos tratados, na manhã do dia 13/08, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, com os coordenadores das 26 coorpins instaladas no estado, em reunião realizada no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade.
O delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, o delegado-geral adjunto, Bernardino Brito, e o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Edenir Macedo, participaram do encontro.
“Os Núcleos de Homicídios foram implantados nos municípios onde se concentram 80% dos registros de assassinatos no interior do estado”, informou o delegado Edenir Macedo, ao observar que a meta é reduzir as ocorrências deste tipo de crime em 12%, como estabelece o ProgramaPacto pela Vida.
Instalados em Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Valença, Jequié e Eunápolis, esses núcleos têm as mesmas atribuições do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e contam com uma equipe treinada para aplicar a doutrina do SILC (Serviço de Investigação de Local de Crime).

Em Vitória da Conquista o Núcleo de Homicídios funciona no DISEP – Distrito Integrado de Segurança Pública sob a coordenação do Dr. Neuberto Costa, indicado pelo Coordenador Regional da 10ª CORPIN, Dr. Odilson Pereira para comandar as ações e conta com mais cinco Delegados de Polícia em escala extraordinária: Dra Gabriela Garrido, Dra. Tânia Silveira, Dr. Cléber Rocha, Dra. Decimária Cardoso e Dra. Iara Gardênia, 05 Escrivães de Polícia e 10 Investigadores de Polícia.
O grupo será responsável em elucidar os homicídios utilizando a doutrina SILC – Serviço de Investigação em Local de Crime, implantada pelo DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa no menor espaço de tempo dando uma atenção especial a este tipo de crime.

FONTE: 10ª COORPIN