O fortalecimento da presença de psicólogas (os) nas diversas políticas públicas é um dos principais motivos para que toda a sociedade comemore os 49 anos de regulamentação profissional da psicologia no Brasil, no próximo dia 27 de agosto. A atuação na esfera pública, em áreas como saúde, educação e assistência social, reforça o compromisso social das (os) psicólogas (os), garante o acesso da população aos serviços da área e contribui para a promoção dos direitos humanos.
Esse diálogo entre psicologia e políticas públicas será um dos destaques da II Mostra Pública de Psicologia de Vitória da Conquista, que acontecerá nesta quinta-feira, 25, na Praça 9 de Novembro, das 9 às 17h. Além das atividades desenvolvidas por instituições privadas, o evento vai mostrar o trabalho das (os) profissionais de psicologia em programas e serviços públicos de Vitória da Conquista.
Atendimento gratuito – Na área de saúde, por exemplo, as (os) psicólogas (os) atuam nos dois Centros de Atenção Psicossocial/Caps do município, realizando oficinas, atendimentos individuais e em grupo com dependentes químicos e com pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental.  Já no Núcleo de Apoio à Saúde da Família/NASF, as (os) psicólogas (os) auxiliam as equipes de saúde da família, dando suporte técnico na atenção aos idosos, usuários de álcool e outras drogas, jovens, mulheres vítimas de violência e outros grupos vulneráveis.

Na assistência social, o trabalho da psicologia também têm sido fundamental, contribuindo na prevenção de situações de risco; fortalecendo vínculos familiares e comunitários; e oferecendo apoio, orientação e acompanhamento para pessoas que vivenciam situações de ameaça ou violação de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual. Destaca-se o trabalho desenvolvido pelas (os) psicólogas (os) nos Centros de Referência de Assistência Social/CRAS, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social/CREAS, no Núcleo de Direitos Humanos, Combate e Prevenção à Homofobia /NUDH e no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos/CRAV.

Conselho atuante – Quem visitar a II Mostra Pública de Psicologia poderá também conhecer as atividades realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia/CRP -03, com a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicóloga (o) na Bahia. O Conselho atua também na mobilização da categoria através de seminários, conferências e outras atividades, discutindo temas relevantes à prática profissional e as políticas públicas que estão em curso. Outra prioridade do CRP-03 é possibilitar que a comunidade conheça mais sobre a abrangente atuação das (os) psicólogas (os).

O Conselho possui em sua estrutura dez comissões que promovem ações relacionadas a diversas temáticas referentes aos posicionamentos do CRP na sociedade e estabelecem um diálogo direto da categoria com profissionais de outras áreas, instituições públicas, entidades e movimentos sociais. As comissões são as seguintes: Ética; Fiscalização; Direitos Humanos; Saúde; Políticas Públicas; Interiorização; Comunicação; Formação; Mobilidade Humana e Trânsito; Psicologia e Trabalho. Entre as principais questões debatidas estão combate à homofobia, psicologia e mídia, usos de substâncias psicoativas, relações de gênero, luta antimanicomial, relações raciais, psicologia jurídica, saúde mental, entre outras.

A II Mostra Pública de Psicologia de Vitória da Conquista é uma realização do Conselho Regional de Psicologia/ CRP- 03, por meio da Comissão de Interiorização/COMINTER, da Subsede Sudoeste e do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas/CREPOP. SECOM/PMVC

Compartilhe