A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira (18), audiência pública sobre a importância do Colégio da Polícia Militar (CPM) para Vitória da Conquista e região. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), e contou com a presença de alunos e professores do CPM. “Fiz uma visita ao Colégio Militar e percebi como é importante esta escola para nossa cidade”, disse o parlamentar, justificando a realização da audiência.
O Colégio da Polícia Militar foi criado por meio do Decreto 9.833, de 21 de fevereiro de 2006, numa parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Secretaria Estadual  de Educação. Além do ensino formal, o CPM oferece aos alunos instrução pré-militar, educação física e noções de direito.
Segundo o Ten. Cel. João Ribeiro, diretor geral do Colégio da Polícia Militar, a unidade de Vitória da Conquista tem parceria com o Pró Jovem e Universidade para Todos. Ribeiro também destacou a presença de alunos de outras cidades que transferem-se para Conquista com o objetivo de estudar no CPM. “Nosso objetivo é proporcionar formação educacional para o aluno, despertando no mesmo o interesse pela profissão de policial militar”, disse.

O diretor destacou, ainda, o índice de aproximadamente 70% de aprovação no vestibular dos alunos que concluem o Ensino Médio no CPM. “Tivemos alunos que passaram em até quatro vestibulares. Foram 75 aprovações em universidades públicas”, comemorou Ribeiro, ressaltando a participação exitosa de alunos em olimpíadas de matemática.

O tenente reivindicou melhores condições de funcionamento no que diz respeito à estrutura física do colégio. “Nosso prefeito tem colaborado com o CPM, porém esta é uma atribuição do Estado”, disse, reivindicando ampliação do colégio e contratação de mais professores.

O vereador Gilzete Moreira sugeriu a formação de uma comissão especial de vereadores para que a mesma solicite audiência com o governador Jaques Wagner, com o objetivo de reivindicar recursos para ampliação das instalações do CPM. “Não podemos ficar de braços cruzados diante desta necessidade”, disse.

O ex-deputado Clóvis Flores, que representou as lojas maçônicas conquistenses, destacou a importância do Colégio Militar na formação de adolescentes e jovens conquistenses. “A homenagem prestada ao colégio é justa, diante da grandeza daquela instituição”, declarou.

Para o pastor evangélico David José da Silva, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos, Conquista se transformou em um pólo educacional, firmando-se como uma das cidades que mais crescem no Brasil. Silva destacou a necessidade de ampliação do CPM e ressaltou a necessidade de uma educação baseada nos princípios morais.

O secretário Municipal de Administração, Eliabe Gouveia, ressaltou a modernização das instituições militares, principalmente na parceria entre os conceitos militares e a educação. “Esta me parece ser a grande demanda: estabelecimento claro e respeitabilidade dos limites impostos”, declarou, salientando que disciplina não deve ser associada à repressão.

Para o vereador Arlindo Rebouças (PMN), os resultados positivos do Colégio Militar demonstram que a escola pública pode oferecer educação de qualidade. O parlamentar ressaltou a necessidade de proporcionar aos adolescentes e jovens educação aliada a disciplina e valores morais. “Vou solicitar do Governo do Estado que disponibilize para o CPM as instalações do Colégio Modelo”, declarou.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) parabenizou a direção do Colégio Militar pelos resultados positivos e ressaltou o papel da educação na formação dos jovens conquistenses. Castro também enfatizou o papel da família e do esporte na formação dos alunos.

Já o presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que o Colégio Militar é motivo de orgulho para Vitória da Conquista. “Os resultados positivos são frutos de um trabalho coletivo”, declarou, ressaltando o engajamento de professores, funcionários e alunos para que o CPM de Conquista seja uma referência para a região. O parlamentar garantiu o apoio da Câmara na captação de recursos para ampliação do colégio.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que a Polícia Militar, por meio do CPM, contribui para a construção de uma sociedade mais justa. O parlamentar destacou que seu mandato está empenhado na luta pela ampliação do Colégio Militar.

Também participaram da audiência o professor Itamar Aguiar, diretor da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo.

Alunos são homenageados – Ao final da audiência, o vereador Gilzete Moreira entregou aos alunos Caíque Souza Silva, Alício Reis Aguiar e Crisley Lebrão Ribeiro placas homenageando todos os alunos do CPM. ASCOM/CAMARA

Compartilhe