A Tarde

O Ministério Público da Bahia determinou, nesta semana, a interdição de uma área da mineradora de urânio Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada no município de Caetité.

Segundo a promotora Luciana Espinheira Khoury, coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), foi identificada na área contaminação de urânio em razão de o local de reentamboramento do concentrado de minério não estar hermeticamente fechado.

“A Indústrias Nucleares do Brasil terá que adotar as providências necessárias para a regularização da atividade, sem riscos para os seus funcionários. Esperamos que isto seja feito”, disse Luciana.

Um dos autos refere-se também à falta de informação aos trabalhadores sobre as doses de radiação às quais vêm sendo expostos, bem como o direito ao acompanhamento de saúde e tratamento vitalício, como obriga a Convenção 115, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Foi nessa mesma área onde ocorreu em maio passado a reembalagem de 90 toneladas da carga radioativa, transportadas do Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, gerando grande protesto da população da região.

A assessoria da INB informou que a empresa deverá se pronunciar sobre o assunto, que está sendo analisado pelo Departamento Jurídico.

Compartilhe