Do G1, em Brasília

Paulo Passos ao chegar no Ministério dos Transportes nesta quinta (Foto: G1)
Paulo Passos ao chegar no Ministério dos
Transportes nesta quinta (Foto: G1)

O antigo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assumiu interinamente nesta quinta-feira (7) a pasta, anteriormente comandada por Alfredo Nascimento. De acordo com a assessoria do ministério, Passos trabalha normalmente como ministro, embora ainda não tenha sido fechada a agenda de compromissos desta quinta.

Alfredo Nascimento pediu demissão na tarde de quarta, após denúncias de superfaturamento em obras. A crise se agravou nesta quarta após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo do pai.

Paulo Passos entrou pela porta de autoridades do ministério por volta das 10h desta quinta, mas não quis falar sobre as mudanças na pasta.

De acordo com a assessoria do Ministério dos Transportes, não há no momento informações sobre se o Alfredo Nascimento ainda vai ao ministério nesta quinta.

Segundo os assessores da pasta, uma reunião entre servidores e cúpula da pasta ainda deve acontecer nesta quinta para que sejam passadas as novas “coordenadas”.

De acordo com o Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff deve decidir “nos próximos dias” quem ocupará a pasta em definitivo. Passos ocupava o segundo cargo mais importante da pasta, a secretaria-executiva dos Transportes.

Nesta quinta, a Controladoria-Geral da União oficializou a designação de uma equipe para realizar a “auditoria nas licitações, contratos e execução de obras que deram origem às denúncias sobre irregularidades no âmbito do Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados”. A nomeação dos integrantes da comissão de sindicância foi publicada no “Diário Oficial da União”.

O “Diário Oficial” também publicou a exoneração de Nascimento e a nomeação, interinamente, de Paulo Sérgio Oliveira Passos. Na mesma edição foi oficializada a decisão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) de suspender, pelo prazo de trinta dias, todas as licitações em curso no órgão.

Passos foi secretário-executivo do Ministério dos Transportes também no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assumiu a pasta no ano passado quando Alfredo Nascimento deixou o ministério para se candidatar ao governo do Amazonas. Ele tem 60 anos, nasceu em Muritiba (BA), é formado na Universidade Federal da Bahia e tem curso de planejamento pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (SP).

Compartilhe