Por Ascom/Texto & Cia

O presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), Nilson Sarti, se reunirá com o empresariado conquistense nesta quinta-feira (16/06), às 18h, no Hotel Livramento, para definir estratégias a fim de potencializar o mercado imobiliário de Vitória da Conquista e inseri-lo dentro do promissor cenário econômico baiano. Além do empresariado, Nilson também encontrará o prefeito Guilherme Menezes na sexta-feira (17/06), às 15h, na Prefeitura, para mostrar o apoio da Associação ao polo econômico que é Vitória da Conquista.

Desde o anúncio de Salvador como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, foi ampliado o discurso sobre a importância da participação de todos os municípios baianos para o desenvolvimento do estado como um todo. É fundamental a ampliação das fronteiras além da Região Metropolitana de Salvador a fim de conhecermos, atuarmos e contribuirmos para o desenvolvimento da economia regional, sobretudo, do mercado imobiliário no interior da Bahia.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, ao participar do Prêmio ADEMI 2011, destacou a importância de a entidade encarar o desafio de ocupar mercados nos grandes polos econômicos regionais. Essa necessidade é reconhecida pela ADEMI-BA, que estipulou a interiorização como uma das suas principais metas de atuação a começar por Vitória da Conquista.

Vitória da Conquista é uma cidade que vem se destacando no setor imobiliário. No seu setor industrial, a cidade emprega 2.863 pessoas, sendo o ramo da construção civil o mais representativo na ocupação de mão-de-obra, seguido da produção de alimentos e bebidas, com 16% das ocupações, e da produção de minerais não metálicos, com 10%.

O Produto Interno Bruto (PIB) atual da cidade, estimado pela SEI/SEPLANTEC (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia/Secretaria do Planejamento, Ciência e Tecnologia), é de, aproximadamente, R$ 1,79 bilhões (ano 2008). A atividade terciária contribui com 81,46% de todas as riquezas produzidas em Vitória da Conquista. A indústria representa 14,16% e a agricultura, 4,37%. Segundo a SEI, o Índice de Desenvolvimento Econômico (IDE) calculado para o ano de 2000 coloca o município em 9º lugar no ranking estadual. Em termos de bem-estar social medido pelo Índice de Desenvolvimento Social (IDS), o município é o 6º colocado e ocupa o 8º lugar em desenvolvimento socioeconômico geral.

Esse cenário só reforça a importância da atuação da ADEMI-BA, como entidade que representa o setor imobiliário baiano que, em Vitória da Conquista, vem para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da cidade. Segundo o presidente da ADEMI-BA, a associação não chegará com projetos prontos, ela pretende discutir com os empreendedores e autoridades locais de que forma a ADEMI-BA pode alavancar os negócios regionais e apoiar os empresários da construção civil para um desenvolvimento sustentável respeitando o meio ambiente e proporcionando uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade.

Compartilhe