Reuters

O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, pedirá à presidente Dilma Rousseff para deixar o governo na sexta-feira, revelou à Reuters uma fonte do governo.

O ministro acredita que não tem mais condições de se manter no cargo, disse nesta quinta-feira a fonte que pediu anonimato, depois que vários petistas e aliados de outros partidos avaliaram que o desempenho da articulação política do governo continuará precária se ele permanecer no ministério.

O nome mais cotado para suceder Luiz Sérgio é o da ministra petista da Pesca, a catarinense Ideli Salvatti, segundo um senador do PT que também não quis se identificar. Ideli foi líder do PT e do governo no Senado na legislatura passada. Na viagem a Blumenau (SC), nesta quinta, para entregar unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, Dilma despachou a sós com Ideli.

Se a escolha da presidente for mesmo Ideli, haverá descontentamento de parte dos aliados no Congresso. Durante seu período no Senado, a ministra catarinense acumulou desgaste com alguns colegas peemedebistas e da oposição. ”Isso seria um desastre”, disse o senador petista.

Na Câmara, o nome de Ideli também sofre rejeição, porque os deputados petistas consideram que esse cargo precisa contemplar um dos seus na Casa. A articulação para indicar um substituto para Luiz Sérgio uniu até desafetos. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), resolveu promover um armistício com o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que aceitou sentar para conversar por um consenso por outro nome com o líder do PT, Paulo Teixeira (SP). A relação entre os três está estremecida desde o início da legislatura.

Se o pedido de demissão de Luiz Sérgio for aceito, será a segunda baixa no primeiro escalão do governo da presidente Dilma Rousseff nesta semana. Na terça-feira, o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci anunciou que deixaria a pasta, devido a denúncias envolvendo seu aumento patrimonial. Mesmo antes da saída de Palocci, que liderava a articulação política no governo, o desempenho de Luiz Sérgio na SRI vinha sendo questionado.