A Tarde

Com dois gols levados em falhas de posicionamento de sua defesa, o Bahia perdeu para o Grêmio por dois a zero, em partida disputada neste domingo, 5, no Olímpico, em Porto Alegre, pela 3ª rodada da série A 2011.

Os dois gols do jogo foram marcados por Júnior Viçosa, aos cinco e aos 32 minutos do primeiro tempo.

O resultado deixa o Bahia pela primeira vez na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição, com um ponto em três jogos.

O Esquadrão ainda pode cair uma posição, caso o Avaí derrote o Santos na Vila Belmiro na partida a ser disputa a partir das 18h30 deste domingo. Já o Grêmio sobe para o quinto lugar, com seis pontos.

O jogo – Jogando em casa, o Grêmio impôs a força do seu mando de campo logo aos 5 minutos do primeiro tempo. Mário Fernandes tabelou com Douglas pela direita e cruzou na área. Júnior Viçosa, sem marcação, tocou de cabeça para o gol, abrindo o placar.

Após tomar o gol, o Bahia se perdeu ainda mais na partida. Aos 8, Neuton acertou a trave de Marcelo Lomba após um perigoso cruzamento.

Sem assustar a defesa do Grêmio, a melhor chance do Bahia no primeiro tempo aconteceu aos 11 minutos, em uma bela jogada individual de Jobson. O atacante deu dois belos dribles em Neuton dentro da área e chutou. Marcelo Grohe mostrou reflexo e fez uma bela defesa.

Melhor em campo, o Grêmio chegou ao segundo gol aos 32 minutos, em jogada que contou com nova falha de posicionamento da defesa do Bahia. O atacante Lins tocou para Júnior Viçosa, que, sem marcação, chutou e marcou pela segunda vez na partida.

Aos 40, o Grêmio quase marcou o terceiro. Douglas recebeu bom passe e chutou da entrada da área. Marcelo Lomba sai bem do gol e defendeu.

Etapa final – No intervalo, o técnico René Simões comentou o primeiro tempo do Bahia. “Estamos marcando no olho, precisamos apertar a marcação e encaixar melhor”, afirmou.

De fato, o Esquadrão melhorou a marcação no segundo tempo e chegou a igualar a partida, sem os vacilos no setor defensivo e tentando algumas jogadas no ataque, principalmente em cobranças de escanteio.

Mas a melhor oportunidade da etapa veio com Júnior Viçosa, que teve a chance de marcar o seu terceiro gol no jogo. O atacante recebeu passe na área e de cara com Marcelo Lomba chutou em cima de goleiro do Bahia, que mostrou reflexo e fez boa defesa.

O Bahia esteve perto de marcar aos 17 minutos, com uma bela cobrança de falta de Ávine que acertou a trave, e aos 23, quando Souza recebeu passe de Jobson na área e demorou para chutar, perdendo o domínio da bola.

Quarta rodada – No próximo domingo, 12, o Bahia enfrenta o Atlético-MG, às 16h, no estádio de Pituaçu. Já o Grêmio enfrenta o São Paulo no sábado, 11, no Morumbi, às 18h30.

Grêmio 2 X 0 Bahia – 3ª rodada da Série A

Grêmio: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Fernando, Escudero (Gabriel) e Douglas; Lins (Leandro) e Júnior Viçosa (Marquinhos). Técnico: Renato Gaúcho.

Bahia: Marcelo Lomba; Gabriel, Danny Morais, Titi e Ávine (Marcos); Fahel, Marcone, Camacho e Lulinha (Maranhão); Jobson e Souza (Rafael). Técnico: René Simões

Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS).
Data: 05/06/2011.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ).
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ).

Cartões amarelo: Saimon e Fernando (Grêmio); Camacho e Souza (Bahia).
Gols: Júnior Viçosa (Grêmio), aos 5 e aos 32 minutos do 1º tempo.
Público: 18.693.
Renda: R$ 277.682,00