Romulo Faro/Tribuna

 

Mais uma vez, o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PP) se encontram em Brasília para buscar recursos para Salvador e, sobretudo, viabilizar as obras da Copa do Mundo de 2014, da qual a capital baiana será uma das cidades-sede.
 “Atuaremos em diversas frentes, amanhã (hoje) durante todo o dia, na busca de parcerias para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de projetos importantes para a cidade de Salvador”, disse João.
Os líderes do Executivo estadual e municipal se encontram com a presidente Dilma Rousseff (PT) e com os demais prefeitos e governadores dos estados que receberão os jogos da competição hoje, às 15h, no Palácio do Planalto.
Wagner defende uma análise ampla dos critérios para escolha do modelo de transporte a ser implantado. “Eu continuo insistindo que não se trata de escolha do governador, se trata de viabilidade financeira, de tempo.

O sistema de transporte de Salvador obrigatoriamente tem que ser integrado com o metrô até Pirajá. Não podemos ter dois modelos. O cidadão não pode pagar uma passagem até Pirajá e depois pagar outra, em outro transporte, para ir até o aeroporto. Isso não existe”, afirmou o governador.

O prefeito vai solicitar à presidente que as obras de mobilidade urbana da capital integrem o Programa de Aceleração de Crescimento – PAC Grandes Cidades, o que, em sua concepção, vai proporcionar celeridade nas ações.
 
João Henrique viaja em companhia do titular do Escritório da Copa e assessor de Relações Internacionais da prefeitura, Leonel Leal, e se encontra com o chefe da Casa Civil do município, João Leão, que já está em Brasília, onde se encontrou ontem com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, também em busca de recursos para as obras de mobilidade urbana.

Com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a conversa terá o objetivo de garantir recursos e força conjunta com o governo federal para combater os efeitos da chuva na cidade.

João também tratará na capital federal de assuntos da Operação Chuva e do Virote Cultural de Salvador, cuja expectativa é a de que aconteça no próximo mês de outubro. O prefeito se encontra com a ministra da Cultura, Ana Hollanda, para pedir apoio para realizar o evento, que será promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

No mês de outubro, durante 48 horas, o trecho entre o Centro Histórico e o Corredor da Vitória será transformado em um grande corredor cultural. O projeto terá a participação das escolas de arte da Universidade Federal da Bahia.

Compartilhe