Uma das grandes notícias é que a cidade receberá a Fan Fest, possibilitando que a população acompanhe os jogos por um telão, encontre artigos da Copa e celebre com shows musicais

Nesta quarta-feira, 25, a Coordenação Executiva do Comitê Local da Copa esteve na cidade de Salvador, participando de audiências nas secretarias de Assuntos da Copa 2014, de Infra-estrutura e de Trabalho, Emprego e Renda. O objetivo desses encontros foi reforçar a campanha “Sou mais Conquista 2014” e os esforços em tornar Vitória da Conquista em um centro de treinamento ou de aclimatação para as seleções participantes do mundial de futebol realizado pela Fifa.

A Coordenação Executiva do Comitê Local da Copa é formada por Eduardo Moraes, vice-presidente do Vitória da Conquista e diretor do Sindicato dos Bancários; Gustavo Leão, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); Marcos Andrade, da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR); e José Maria Caires, empresário da cidade. Nesta viagem, o comitê esteve acompanhado do Deputado Estadual Fabrício Falcão, do PC do B.

Conquista receberá Fun Fest

E notícias boas foram anunciadas ao Comitê logo na primeira audiência, com o Secretário Estadual da Copa do Mundo, Ney Campello: Vitória da Conquista vai receber o Fan Fest, uma grande estrutura montada para que se acompanhe os jogos por meio de um telão. Em edições anteriores da Copa, só as cidades sedes recebiam, agora há o esforço em descentralizar e permitir que mais pessoas acompanhem os jogos. Segundo o secretário, a Fan Fest contará com praça de alimentação, venda de artigos da Copa (souvenires) e shows.

Outro ponto que ficou acertado em conversa com Campello é a realização do Fórum de Oportunidades de Negócios da Copa, que acontece em julho. Na oportunidade, serão discutidas ações nos setores de turismo, hotelaria, alimentação e qualificação profissional, entre outros.

Agilidade na construção o aeroporto

Já no encontro com Otto Alencar, vice-governador e secretário de Infra-estrutura, o Comitê informou sobre as obras no ramo de hotelaria e cobrou a construção do novo aeroporto, necessidade urgente da cidade. Em resposta, Alencar mostrou o projeto básico da construção e afirmou que os recursos já estão garantidos.

Disse ainda que o processo de licitação deve ser aberto em meados do segundo semestre. “Estou com o pé no acelerador para que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível”, foi uma das falas do secretário, assumindo compromisso com a cidade e a região sudoeste.

Qualificação profssional

Na Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, o Comitê foi recebido por Elias Dourado, subsecretário, uma vez que Nilton Vasconcelos, titular da parta, estava em viagem a Brasília. Dourado parabenizou e destacou a importância da iniciativa, incluindo a parceria entre a iniciativa privada e o poder público. O Comitê, por sua vez, solicitou o comprometimento da Secretaria na qualificação de mão de obra na cidade, incluindo cursos de línguas estrangeiras, como inglês e espanhol.

Outra solicitação feita a Elias Dourado foi com relação ao gramado e aos vestiários do Estádio Lomanto Júnior, para que sejam recuperados e reformados, assuntos para os quais o subsecretário disse estar no aguardo da formalização do pleito via parlamentares ou da própria Prefeitura para que possa encaminhar ao Governo e ao Ministério do Esporte.

Próximos passos

As próximas ações do Comitê, além de continuar o contato com esses órgãos, serão buscar apoio de outras instituições, como a Federação Baiana de Futebol e fazer chegar ao conhecimento da própria Confederação Brasileira de Futebol. Em breve o Comitê deve estar se reunindo com o Marcos Ferreira, vice-presidente da CBF, responsável pela Região Nordeste.

 Outra vertente de atuação que o Comitê Local da Copa terá é a busca de parlamentares que possam contribuir com este objetivo, tanto em nível local quanto estadual. Sobre o resultado dessa reunião, Eduardo Moraes acredita que foi positivo, “agora é fortalecer a campanha, ter a população conquistense participando e continuar buscando reforços e investimentos para que Conquista consiga alcançar esse objetivo que tanto vai contribuir para o desenvolvimento da cidade”.

 Lançamento oficial

Embora o Comitê Local da Copa 2014 esteja já a todo vapor na buscando fazer de Conquista uma sub-sede da copa, ainda não foi oficialmente apresentado à população. E isso vai acontecer no próximo dia 31 de junho, terça-feira, no auditório Vermelho do Sindicato dos Bancários, às 19 horas.

ASCOM

Compartilhe