Foto: Revista Época

Joana Darc no auditório do Congresso Nacional durante as votações da PEC dos Vereadores

Vitória da Conquista tem uma participação muito importante em relação à PEC que aumentou o número de cadeiras nos legislativos municipais do Brasil. Quando a PEC (Proposta de emenda constitucional) dos vereadores entrou em pauta para votação no Congresso Nacional, houve uma grande mobilização dos suplentes ao cargo em Vitória da Conquista, que organizaram várias caravanas à Brasília com o intuito de pressionar os parlamentares a aprovarem a lei (que foi costurada com várias emendas), fato que foi notícia em toda a imprensa nacional.

Um dos edis que participou da mobilização, na ocasião, foi o atual vereador Hermínio Oliveira (PDT), que juntamente com os demais colegas pressionou o relator do projeto, o ex-senador César Borges quando recebeu a comissão em seu gabinete em Brasília. Joana Darc, na época assessora parlamentar do ex-vereador José William, foi a secretária do movimento e fez questão de participar de todas as reuniões no Distrito Federal.

Por causa dessa grande mobilização dos políticos conquistenses, a PEC foi aprovada e o número de vagas para o legislativo de Vitória da Conquista subiu de 15 para 21 cadeiras, valendo para as eleições de 2012. O mais importante de tudo foi que aumentou o número de vagas sem alterar o orçamento municipal.

 

Compartilhe