WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ebook gestao financeira


maio 2011
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


Cobra píton de 6 metros quase morre em zoo de Itapetinga após ser atacada a pedradas por alunos


Itapetinga Agora

Animal recebeu várias pedradas na cabeça e quase teve a coluna partida. Direção do Parque da Matinha suspendeu atividades estudantis e já revisa regras de visitação.

O Parque da Matinha em Itapetinga é uma unidade de conservação de grande importância histórica, mantida pelo Município de Itapetinga e possui uma área de Mata Ciliar conservada e uma coleção de animais silvestres brasileiros e exóticos, visitados por diversas instituições de toda a região. O parque disponibiliza sua área e seus recursos para realização de aulas práticas e teóricas à alunos de diversas unidades educacionais.

A realização de práticas educativas em unidades de conservação é necessária e enriquecedora por proporcionar ás pessoas, a contemplação de animais selvagens e raros, todavia para que isso seja feito de maneira proveitosa e segura é preciso que os alunos tenham consciência da importância de se respeitar e conservar os animais que estão contidos e em exposição nos Zoológicos.

A Escola Municipal Noralice Gusmão nesta semana está realizando um brilhante e importante trabalho com os alunos do sétimo ano, sobre os animais em unidades de conservação, utilizando os recursos do Parque da Matinha para construção do conhecimento. Durante as visitações de instituições e realização de aulas práticas o parque disponibiliza alguns profissionais para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do público até a área do parque infantil.

Quarta à tarde (18\05), após a explanação e acompanhamento dos professores e profissionais do parque, infelizmente, alguns jovens alunos retornaram ao recinto da Píton, sozinhos, e atiraram em cima da cabeça e das costas da cobra píton várias pedras grandes (mais de 20cm² e 700g). Atitudes como estas de poucos alunos podem prejudicar a educação de toda a sociedade uma vez que o parque da matinha é patrimônio para uso de todos. A cobra machucada, teve de ser contida e passar por exames veterinários, por pouco não teve que ser sacrificada.

O secretário do Meio ambiente Carlos Leôncio e a Biológa Heneile Carvalho

A píton é um dos mais importantes animais em exibição do Parque da Matinha e que, por causa do seu grande porte (6m de comprimento) chama bastante atenção dos visitantes. A manutenção deste animal é de alto custo e por ser um animal raro e exótico é difícil de ser reposto, caso morra.

Apedrejar animais indefesos é crime de maus tratos aos animais e uma cobra de grande porte alimentada, em processo de digestão e contida é um animal indefeso (LEI DE CRIMES AMBIENTAIS). Para que possamos continuar utilizando o espaço da matinha para a construção do conhecimento de maneira segura e satisfatória é necessário o comprimento de algumas normas de visitação. Dentre estas normas está a conservação do ambiente (não jogar lixo no chão) e o respeito à integridade dos animais em exposição ( não alimentar os animais nem atirar quaisquer objetos nos mesmos).

As escolas, durante a visitação deverão trazer profissionais para acompanhamento de seus alunos, fazendo o calculo do número de alunos e de professores ou acompanhantes adultos, numa proporção de 10 alunos para cada um adulto para evitar este tipo de transtorno. Para que seja possível existe a participação da equipe do PREVE, que está sempre disponível para acompanhamento destes alunos e realiza, junto aos professores, um importante papel de conscientização e educação dos nossos jovens.

As normas de visitação do parque da matinha serão revisadas e estarão á disposição de toda a comunidade a partir da terça-feira no Blog da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: semaitbahia.blogspot.com.br.

2 respostas para “Cobra píton de 6 metros quase morre em zoo de Itapetinga após ser atacada a pedradas por alunos”

  • SOU DO COLEGIO NORALICE GUSMAO E PESSO DSCULPAS PELO COMPORTAMENTO VADULO DE ALGUNS ALUNO SOU DO 7 ANO MATUTINO E NAS NAO TIVEMOS CULPA POR O COMPORTAMENTO DE ALGUNS ALUNOS VANDALOS NOSSAS CINCERAS DESCULPAS!!!

  • Alice Amorim disse:

    Eu visitei o parque Zoológico da Matinha com meus colegas, somos da escola Educandário Juvêncio Terra de Vitoria da conquista, achamos o parque um lugar agradável e muito bem preservado em ótimas condições.No inicio foi meio embolado para dividir os grupos de 12 alunos mais o resto do passeio foi tranquilo e calmo, fiquei assustada com a noticia com os alunos que fizeram isso com uma cobra indefesa,eles recebem o máximo de educação possível fazem isso. Uma instrutora mesmo falou que não era para fazer nenhum tipo de agressão ou alimenta-los, isso é uma tremenda falta de educação e mesmo sabendo que estão representando a sua escola botando o nome dela no lixo. Obrigada pela atenção e gostarei se voltar ai.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia