Um advogado brasileiro foi preso na tarde desta sexta-feira (13), em Islamabad, no Paquistão, por perturbar uma oração numa das principais mesquitas do país. A embaixada brasileira no Paquistão está em contato com autoridades locais para tentar a liberação do advogado.

Segundo o Itamaraty, o brasileiro foi detido pela segurança da mesquita após ter se alterado e falado alto durante uma oração tradicional da religião mulçumana. Ele foi encaminhado à polícia local e está detido em uma cela com mais uma pessoa.

O comportamento exaltado do brasileiro foi enquadrado pelas autoridades paquistanesas como perturbação da ordem e ofensa religiosa. Mesquitas são locais sagrados para os muçulmanos, onde os visitantes devem ter comportamento resguardado e respeitoso.

A assessoria do Itamaraty confirmou que a embaixada brasileira contratou advogado para acompanhar o caso. Os sinais de desequilíbrio emocional podem ser um atenuante para tentar livrar o brasileiro da acusação de ofensa religiosa, o que poderia facilitar sua libertação.

O brasileiro deve continuar preso pelo menos até este domingo (15). A expectativa é que ele seja deportado para o Brasil. O Itamaraty não soube informar o motivo da viagem do advogado ao Paquistão.

Repercussão
A atitude do brasileiro foi divulgada na mídia paquistanesa. Os sites do “The Dawn” e do “The Express Tribune” afirmam que o advogado bradou palavras de exaltação ao cristianismo e à Virgem Maria durante a passagem pela mesquisa de Faisal, uma das principais do país.

Segundo as reportagens, o brasileiro teria dito à polícia que teve um “encontro com Jesus Cristo” em um sonho. Essa visão teria motivado o advogado a pregar o cristianismo no Paquistão.

O brasileiro teria chegado ao país há, pelo menos, um mês, ficando na cidade de Rawalpindi, no hotel Pearl-Continental. Agora, ele estaria sendo mantido na delegacia de polícia em Margalla, no norte de Islamabad. As informações são do G1.

Compartilhe