Secretários e servidores municipais estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 10, para o início do Seminário de Políticas de Compras Públicas, onde estão sendo discutidas questões técnicas sobre contrato, compra, pregão e licitação – processos que fazem parte da rotina administrativa da estrutura pública municipal – com pessoas encarregadas por essas tarefas em cada setor.
Na oportunidade, o secretário municipal de Administração, Eliabe Gouveia, cuja secretaria está diretamente relacionada à política de compras, destacou que a “intenção de reunir o governo para discutir a aquisição de produtos e serviços se fez necessária para que possamos continuar cumprindo as nossas tarefas administrativas da melhor maneira possível”.
O prefeito municipal Guilherme Menezes afirmou a importância de debater o assunto e a interação das pessoas presentes: “deve haver uma série de conversas para que as pessoas responsáveis entendam ainda mais o processo, para que o serviço de compras continue procedendo bem, de modo que tudo continue ocorrendo da melhor maneira possível. Espero que todos participem bem, não levem dúvidas para casa”.
O seminário, que ocorre até esta quarta, 11, está sendo ministrado pelo coordenador municipal de patrimônio, Mizael Bispo, que, durante sua explanação, salientou a importância de fomentar o treinamento municipal relativo a essas questões. Inclusive, ele destacou que esse seminário tem caráter introdutório para capacitações que serão aplicadas, em outro momento, para cada setor.
Para a coordenadora administrativa e financeira da Secretaria Municipal de Saúde, Jocélia Rocha, “é muito importante que a Prefeitura tenha tido essa iniciativa de tratar questões relativas às aquisições no município. Nós temos de estar sempre voltados para a responsabilidade na hora de efetuar as nossas compras não só na questão da aquisição, mas também com relação à sustentabilidade. Na Secretaria de Saúde a gente tem um volume de compras imenso e uma variedade muito grande que é para atendimento direto a comunidade, por isso a importância do que está sendo colocado neste seminário: a questão do planejamento que é ponto fundamental pra gente que se depara sempre com a realidade de emergência, que é lidar com a vida humana. É necessário e muito importante que todas as secretarias tomem conhecimento e que a secretaria de saúde, principalmente, participe e que coloque em prática tudo o que está sendo colocado em função de um bem comum que é continuar fazendo a compra planejada de forma a atender a comunidade no momento em que ela necessitar”. SECOM

Compartilhe