O Governo Participativo inseriu o cirurgião dentista nas Equipes de Saúde da Família de Vitória da Conquista desde 1998. Algo pioneiro, já que a portaria que instituía, em âmbito nacional, o odontólogo nas no equipes só foi publicada no ano 2000.
Em 2001, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e a Associação Brasileira de Odontologia/ABO, a Prefeitura de Vitória da Conquista implantou a Policlínica de Odontologia Especializada, que funcionava na UESB e era mantida exclusivamente com recursos municipais.
Em 2004, com o lançamento do Programa Federal Brasil Sorridente, a Policlínica passou a se chamar Centro de Especialidades Odontológicas/ CEO, onde são atendidos pacientes que precisam de atendimento em média complexidade em diversas especialidades, tais como: ortodontia preventiva, periodontia, cirurgia oral, prótese dentária (prótese total) e endodontia.
Em 2009, o Centro passou a funcionar em sede própria, na Avenida Olívia Flores, ao lado do Centro Municipal de Atenção Especializada/CEMAE, com 10 cadeiras, 14 cirurgiões dentistas e 14 auxiliares, que atendem exclusivamente a população conquistense, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
A consulta para o CEO é solicitada pelo dentista da Unidade de Saúde e marcada via Central de Marcação. Em 2010, foram oferecidas 2.578 vagas nas seis especialidades; a Central agendou 1.831 consultas, mas só compareceram 1.156 pacientes, uma média 40% de absenteísmo.  Para diminuir esta taxa, a Secretaria de Saúde está tomando algumas medidas como a marcação do retorno do paciente, que será feita pela própria equipe do CEO. Marcílio Ferraz, coordenador da unidade, explica: “antes o paciente marcava o retorno na Central de Marcação, agora com a marcação aqui, o paciente já sai com a sua vaga garantida”.

Tratamento especial – Desde 2006, o CEO faz atendimento de pacientes com necessidades especiais (paralisia cerebral, síndrome de Down, entres outros), na Associação de Paes e Amigos/APAE e no próprio Centro, onde são atendidas uma média de 10 a 12 pessoas por semana. A técnica de saúde bucal, Dilma Soares Thomazine, explica que para o atendimento é necessária a presença do acompanhante, “este é um tratamento muito delicado que precisa de muita paciência e habilidade da equipe e do acompanhante”.

Laboratório de prótese – o Centro também dispõe de laboratório de prótese dentária, que atende a pacientes que já não possuem dentes. Em 2010, foram entregues 89 próteses. SECOM

Para agilizar o atendimento a população, a Prefeitura contratou mais um técnico, o que aumentou a capacidade de produção para 20 próteses por mês.

Compartilhe