A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (4), sessão especial para discutir a iluminação pública em Vitória da Conquista. O objetivo foi promover o debate, com representantes da Prefeitura e Coelba, sobre os problemas e desafios na iluminação tanto na cidade quanto na zona rural.
Além de estar diretamente ligada à segurança, a iluminação pública previne a criminalidade e embeleza as áreas urbanas, permitindo melhor aproveitamento das áreas de lazer. A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população.
A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV), que afirmou que a Prefeitura tem se esforçado para implantar melhorias na iluminação pública. Para Gonçalves, uma boa iluminação reduz os índices de criminalidade. O parlamentar  comentou a existência de postes de madeira e questionou a cobrança da Taxa de Iluminação Pública.
Gonçalves lamentou a ausência de representantes da Coelba na sessão, salientando que a responsabilidade pela instalação de postes é da Coelba. “Quando necessitamos debater um tema tão importante para nossa comunidade, não contamos com a presença de representantes da Coelba”, disse o parlamentar.

O Ten. Juvenal Jardim, que representou a 78ª Cia de Polícia Militar, afirmou que a iluminação pública é fator principal no combate à violência na cidade. Jardim afirmou que bairros como Kadija, Bruno Bacelar e Henriqueta Prates sofrem com a falta de iluminação adequada. “É preciso a participação de todos para resolver este problema, pois os criminosos aproveitam a escuridão para agir”, declarou.
Hamilton Moreira Santana, coordenador municipal de iluminação pública, destacou que a Prefeitura tem se esforçado para assegurar uma iluminação que atenda as necessidades da população. Santana afirmou que o prefeito tem dado atenção especial para a iluminação nas ruas e praças da cidade. O coordenador informou que os moradores que identificam problemas na iluminação podem ligar para o número 3420-7005. Os atendimentos serão feitos dentro do cronograma da administração municipal.
Beneval Motim, promotor da 4ª Promotoria de Justiça, questionou a aplicação dos recursos oriundos do imposto cobrado na conta de energia elétrica. O promotor destacou o direito que a população tem em reivindicar um serviço de iluminação pública de qualidade. “Este é um problema de cidadania, já que não pode ser considerada uma relação de consumo”, declarou. ASCOM

Compartilhe