Moradores, líderes comunitários, gestores municipais e representantes de movimentos sociais dos 24 municípios que integram o Território de Identidade de Vitória da Conquista participam nesta quinta-feira, 28, da consulta pública promovida pelo Governo da Bahia para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) 2012-2015. A abertura do evento deixou o auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Conquista, lotado de pessoas interessadas em contribuir na definição dos investimentos prioritários do governo estadual nos próximos quatro anos.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Guilherme Menezes relembrou a criação do Orçamento Participativo, em 1997, instrumento de participação popular na administração municipal de Vitória da Conquista. “O OP é uma escola para os gestores, uma motivação para que cada indivíduo participe efetivamente na elaboração das políticas públicas. São espaços como o OP e o PPA Participativo que injetam valor à democracia, permitindo que as pessoas conheçam e sejam protagonistas de sua realidade. Espero que nessa consulta pública demandas regionais importantes sejam debatidas, acolhidas pelo Governo do Estado e saiam do papel para a vida das pessoas”, sintetizou Guilherme Menezes.
O vice-presidente da União dos Municípios da Bahia/UPB e presidente da Associação de Prefeitos da Região Sudoeste, Oberdan Rocha, afirmou que o diálogo com os diversos segmentos da sociedade é uma das características da gestão do governador Jaques Wagner. “Através da UPB temos estreitado a relação entre o estado e os municípios, encontrando soluções para os gargalos existentes. É uma evolução esse envolvimento entre as diferentes esferas do poder”, completou Oberdan.
Representando o secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa, a coordenadora executiva de Articulação Social, Meire Cláudia, destacou que “o PPA Participativo é um momento importante de construção conjunta de um novo modelo de gestão pautado no diálogo com a sociedade civil”.
Já a secretária estadual de Promoção da Igualdade, Vanda Sá Barreto, falou da necessidade de desenvolver ações voltadas para públicos específicos: “Essa consulta é um espaço para aprofundamento das políticas voltadas para públicos específicos, que nem sempre as políticas generalistas conseguem alcançar”. 
O chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Washington Couto, representou o secretário Jorge Solla e ressaltou a importância do diálogo na construção de políticas públicas. “Parabenizo o prefeito Guilherme Menezes por consolidar essa cultura de participação popular em Vitória da Conquista e por priorizar, em todas as ações da administração municipal, a população mais necessitada”.
O superintendente de Gestão e Avaliação da Secretaria de Planejamento do Estado, Mário Sebastião, apresentou o processo de construção do PPA- P desde 2007 e explicou que o objetivo da consulta pública “é definir proposições territoriais para o PPA, sinalizando não só o que fazer, mas onde fazer e quando fazer, observando três princípios básicos: diversidade, pensamento estratégico para escolher as prioridades e foco no território”. 
As consultas públicas foram iniciadas no dia 5 deste mês, em Feira de Santana, e terminam em 27 de maio na Região Metropolitana de Salvador.
SECOM

Compartilhe